Um bom portfólio de vinhos importados

Por

Embora seja uma vinícola muito jovem, a Domno vem obtendo interessantes resultados. Seus espumantes são elaborados exclusivamente pelo método Charmat, duram pouco no mercado e passam mesmo a impressão de ser esse um de seus objetivos - manter boa relação entre preço e qualidade e rodar rapidamente seus estoques. Seria um braço bem atualizado da tradicional Famiglia Valduga, grupo a que pertence.
Assim, não é de estranhar que a Domno complete seu portfólio com o que ainda não produz: vinhos tranquilos, importados de Argentina (Vistalba), Chile (Yali), Portugal (Enoport) e França (Grupo Advini). A esse time, agora se incorporam 11 rótulos de duas regiões da Itália: Piemonte, com Pietro Rinaldi, proprietária dos vinhedos da foto maior e Toscana, com Principe Corsini. Da Espanha, virão sete vinhos de três regiões produtoras - Toro, Ribeira Del Duero e Rueda. Na foto menor está o Tinedo de Ciudad Real, Cala 2, com 92% de Tempranillo e 8% de Cabernet Sauvignon.
Não por acaso, a Domno passa a comercializar vinhos dos seis países que respondem por 95% dos preferidas pelos brasileiros. O ranking dos últimos 12 meses (até outubro de 2012) informava que os importados mais consumidos no Brasil eram (nesta ordem) de Chile, Argentina, Itália, Portugal, França e Espanha.
Quem se interessar pela listagem completa desses rótulos pode solicitá-la pelo e-mail do colunista.

Para acompanhar: Suflê de Bacalhau

CALAMARES/DIVULGAÇÃO/JC

Admirador de bons suflês, confesso que ainda não percebera a sua existência, no menu do Calamares. A base é bacalhau, uma das especialidades do restaurante da Av. Mercedes, 58 (tel. 3346-8055), onde a carta de vinhos permite amplas escolhas. A clássica seria um tinto leve, mas minha opção seria por um verde geladinho Casal Garcia - perfeito para o suflê e para tardes de primavera.
Ingredientes (três porções)
  • 450g de lombo de bacalhau Gadus Morhua
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 300ml de leite
  • 2 colheres (sopa) de nata
  • 5 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola grande cortada à juliana
  • 250g de batata palha bem fininha
  • 6 ovos batidos
  • queijo Parmesão ralado
  • sal
Modo de preparo
  1. Colocar os lombos de bacalhau em seis litros de água, com a pele para cima. Manter no refrigerador de 36 a 48 horas, trocando a água de seis em seis horas.
  2. Em uma panela pequena, derreter manteiga e dourar farinha, misturando lentamente o leite até ficar cremoso. Corrigir o sal, retirar do fogo e acrescentar nata.
  3. Dourar cebola em azeite, cozer ligeiramente o bacalhau, mantendo o fogo baixo. Adicionar molho branco, mexendo sempre, batata palha e ovos. Quando o bacalhau se desfizer em lascas, misturar bem e desligar o fogo.
  4. Passar tudo a uma travessa refratária, cobrir com Parmesão e levar ao forno previamente aquecido a 150°C, durante 30 a 40 minutos.
  5. Servir com azeitonas pretas, salada verde e arroz branco.

Muito prazer: Tapas e cervejas, hoje é dia

XAVIER 260/DIVULGAÇÃO/JC

O XAVIER260 desde ontem ampliou seus serviços: além do menu habitual de jantar, às sextas-feiras e sábados no restaurante, passou a oferecer um novo ambiente, o Espaço Tapas (foto). Vai operar de terças a quintas-feiras, das 19h às 23h, com tentador elenco de iguarias catalãs, em porções individuais ou para compartilhar. Para beber, cervejas espanholas Damm em carta adequada à harmonização, vinhos e cavas em garrafas ou taças, sangria e drinques. Rua Auxiliadora, 260, telefones (51) 3273-0551 ou 9516-2121.
A quem interessar, o colunista disponibiliza o menu completo das tapas, basta pedir por e-mail.

Doses

  • Programação imperdível hoje, a partir de 20h, no Peppo: peças em fusing, criadas por Telma Renner, farão a ambientação de um jantar harmonizado com roteiro tentador. No wine bar, recepção com espumante português Messias Brut; no salão, salada caprese com Viognier Campos de Cima; filé com tortiglioni ao molho de mostarda e um Pinot Noir da Patagônia, mais sobremesa. No deck, mesa de chocolates e cafés, licor, um Porto e Avondale Muscat. Realização da Winexcellence, reservas pelo tel. (51) 9315-6469.
  • A Arte de Harmonizar Com Espumantes - na Feevale, dias 13 e 14 de dezembro, das 19h às 22h, no espaço Enogastronômico. Inscrições até dia 11, pelo site www.feevale.br/cursoseeventos.