La Charbonnade Château du Vin

Por

Quem passa pela estrada que leva ao aeroporto de Canela inevitavelmente tem sua atenção despertada por uma edificação semelhante a um castelo. Ela surgiu ao longo de 2011, erguida com paixão e denodo pela família Heidrich, o patriarca Humberto, esposa e filhos. A paixão é a mesma que nutrem pelo vinho, o denodo foi marca de décadas de trabalho, desde que instalaram um pequeno restaurante na rodovia entre Gramado e Canela.
Foi a partir dele, chamado La Charbonade, e de seus diferenciais - em cada mesa havia uma chapa semelhante a um réchaud, forjada lá mesmo - que os Heidrich começaram a construir sua reputação em referência a gastronomia e vinhos. Em viagens frequentes, especialmente a Argentina e Chile, Humberto garimpava pequenos produtores, capazes de se integrarem a seu portfólio de importações, mediante os critérios de qualidade e preço.
Em seguida ergueu uma loja com adega subterrânea, onde amealhava preciosos vinhos, capazes de atrair clientes ocasionais, ou proprietários de residências que chegavam para o final de semana. Logo, conhecidos restaurantes passaram a requisitar que suas cartas de vinhos fossem montadas e abastecidas pela equipe de La Charbonade. E o sonho do castelo martelando, martelando na mente do incansável Humberto...
Semana passada deixou de ser sonho: em uma grande área, com amplo estacionamento, inaugurou-se o Château du Vin. Na adega, 6 mil rótulos de vinhos e outras bebidas, nas prateleiras azeites, queijos finos, presuntos, salames e copas a comporem um novo mix de produtos. E de serviços: além da loja (foto menor), wine bar, escola, cozinha educacional e museu integram o projeto.
Visitantes são bem-vindos, os Heidrich têm prazer em mostrar, transmitir conhecimentos e, se for o caso, auxiliar em escolhas adequadas a seu paladar e ao que pretender gastar.
Av. José Luiz Corrêa Pinto, 800, Canela, tel. (54) 3282-4313.
Safra 2012: entusiasmo generalizado na Serra
A cada semana chegam ao colunista relatos da qualidade das viníferas colhidas este ano na Serra gaúcha. Enquanto se fere uma acirrada discussão sobre salvaguardas aos vinhos brasileiros, há uma generalizada euforia entre os envolvidos em toda a cadeia produtiva - e no próprio mercado, sempre atento a boas notícias.
A poderosa Salton, maior vendedora de espumantes no Brasil e detentora de alguns valorizados rótulos de tintos, recebeu mais de 18 milhões de quilos de uvas nesta safra. Grande parte eram viníferas de primeira linha, em um nível de qualidade capaz de entusiasmar até mesmo os mais experientes enólogos.
Como Lucindo Copat, diretor-técnico da vinícola: “Tivemos uma safra excepcional, somente comparável à colhida em 2005 na região. São uvas extremamente aromáticas, com muita cor e sabor, ideais para elaboração de vinhos longevos”, avalia.
Daniel Dalla Valle, diretor da Aprovale, garante que “a safra de 2012 foi a melhor que o Vale dos Vinhedos já viu”. E explica: “O clima ajudou demais, as uvas chegaram a atingir 22º babo, o que, no caso do Merlot, por exemplo, resultou em uma produção alcoólica natural de 14,5º, o que é extraordinário”.
Bem, o clima e as uvas foram pródigos, segundo os próprios enólogos. Então, mãos à obra: cabe a eles e suas equipes nos oferecerem vinhos de altíssima qualidade, com o selo da safra 2012.
Agora, a expectativa passa a ser nossa, dos consumidores.
Doses
  • Hoje, a partir de 20h, o lounge da Enoteca Conte Freire vai receber chef Felippe Sica para executar este menu: mix de folhas com haddock defumado e molho thai; camarão ao molho de coco com arroz jasmin e castanha de caju;  sorvete de gengibre com calda de chocolate. A harmonização será conduzida pela enóloga Maria Amélia Duarte Flores, com vinhos argentinos de três regiões: Vales Calchaquies, Mendoza e Patagônia.Reservas: tels. 9331-6098 ou 3222-8851. Valor individual: R$ 149,00.
  • Guatambu anuncia pré-lançamento de seu varietal Rastros do Pampa Merlot 2011 em jantar harmonizado no sítio Güntherland, em Araricá (a 60 km de Porto Alegre). Pertence a um casal de médicos, que abastece a cozinha com gêneros produzidos na propriedade, das folhosas aos cordeiros. Será amanhã, sexta-feira, às 20h e terá também o espumante extra brut Guatambu (foto) no roteiro. Reservas (R$ 70,00 por pessoa): tel. (51) 9901-8192.
  • Dia 27 de março encerrou-se a colheita de Cabernet Sauvignon na Vinícola Valmarino, na região de Pinto Bandeira. O enólogo Marco Salton avalia que desde 2005 não há uma safra com tão elevada qualidade geral: “As  uvas apresentaram excelente sanidade, alto índice de maturação, concentração de cor e sabor marcante”, afirma.
  • Na altitude de São Joaquim (SC), a Villa Francioni iniciou dia 30 de março a colheita da safra 2012. São dez variedades de uvas tintas e brancas, com previsão de atingirem a 150 toneladas. O enólogo Orgalindo Bettú considera que “estamos nos encaminhando para mais uma ótima safra”.
  • Miolo Wine Group entrega aos revendedores seu primeiro vinho tinto da safra 2012, inevitavelmente um Gamay. Com a mudança da produção para a região da Campanha, o superintendente da MWG Adriano Miolo, avalia que o Gamay ficou mais frutado e leve ao paladar. “É um tinto que deve ser degustado gelado, entre 10 e 12º C”, ensina.
  • Bistrô Sal Fino, em Canoas, promove terça-feira (dia 17) mais um jantar harmonizado. Vinhos de Espanha (no couvert), Portugal (entrada), Argentina (principal) e Chile (sobremesa) serão degustados. Reservas: tel. 3059-3720. Rua Domingos Martins, 1008, Centro.