Setor logístico busca crescimento em 2024

Outro viés que está ganhando força por meio da automação é a melhoria da produtividade industrial

Por Agência Estado

Logística será a linha condutora do sucesso empresarial durante o ano, com foco total na eficiência
O ano de 2024 tende a ser promissor para o setor da logística. Otimizar os processos e diminuir os custos, serão primordiais para o sucesso, crescimento e lucratividade das organizações. Com a economia nacional impulsionada pelo ramo petroleiro, elétrico, agronegócio e outros, os operadores logísticos vislumbram um cenário otimista para o ano que vem.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

Já é assinante? Faça login

Maiores desafios para o segmento de transportes

Outro agravante para o setor é a volatilidade do preço do diesel
A CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgou, na 25ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, que dos 100 quilômetros de rodovias no Brasil, 66 são classificados como regulares, ruins ou péssimos. A qualidade inferior das estradas resulta em prejuízos estimados em aproximadamente R$ 4,2 bilhões, conforme apontado pela entidade. Outro agravante para o setor é a volatilidade do preço do diesel. Somente neste ano, o preço do barril teve uma grande alta logo no início dos ataques de Hamas à Israel, atingindo o valor de US$ 96,6 na cotação diária. Essa volatilidade nos mercados internacionais tem sido uma constante nas últimas semanas e a dinâmica dos preços do petróleo tem sido matemático.
Recentemente, a queda nos preços do barril de petróleo no mercado internacional resultou em uma redução nos preços do diesel no exterior, levando o Brasil a comercializar o combustível por aproximadamente 6% a mais do que em outros países. Essa análise é proveniente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), que monitora a evolução dos preços e calcula a defasagem dos valores praticados no país.
'O setor logístico enfrenta desafios substanciais devido à volatilidade no preço do diesel. A oscilação nos mercados internacionais tem sido uma constante, refletindo na dinâmica dos preços do petróleo. A recente redução nos preços do barril traz alívio, mas a expectativa é que a estabilização do preço do diesel seja um fator crucial para a indústria. Esperamos que, em 2024, o mercado alcance uma maior previsibilidade, contribuindo para a estabilidade tão necessária no setor de logística.' diz Jazeel dos Santos, Diretor da Divisão de Logística do Grupo GPS.