É necessário qualificar os modais do Brasil, afirma Zildo De Marchi

Sindiatacadistas-RS destaca necessidade de aprimorar o transporte via navegação

Por Osni Machado

Zildo De Marchi ressalta a importância do esforço para ampliação da malha ferroviária no País
A malha rodoviária brasileira está melhorando a partir de iniciativas como o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que foi lançado pelo governo federal no dia 11 de agosto. De acordo com o presidente do Sindiatacadistas-RS, Zildo De Marchi, as estradas no País apresentam uma qualidade satisfatória para o transporte de cargas, porém, salienta que existem problemas, como "caminhões atolados na lama".
O dirigente explica que há muito para ser feito em infraestrutura no Brasil. Em relação ao Estado, ele diz: "o Rio Grande do Sul está sendo um grande exportador e trabalha muito para o abastecimento interno, mas enfrenta dificuldades - ainda no transporte rodoviário. Em contrapartida, no Novo PAC há um investimento de R$ 75,6 bilhões em obras e serviços no Estado.
De Marchi explica que o Brasil, em sua história recente, inclinou-se mais para os investimentos nas obras viárias em detrimento de outros modais. A lembrança refere-se à década de 1960, época em que houve um estímulo à produção de automóveis no País, principalmente no período do governo do ex-presidente Juscelino Kubitschek.