Eleição renovará dois terços do plenário do CRCRS

Por

Eleição sempre gera controvérsia. Nas entidades de classe, não é diferente, mas, além de insuflar ânimos, a oportunidade de escolher lideranças é também a de debater caminhos. A menos de um mês da eleição que irá renovar dois terços do plenário do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) - a votação ocorre entre 19 e 21 de novembro pela internet -, três chapas disputam a atenção dos contadores com propostas que têm como fundo central a defesa da profissão, com ações que contemplam desde estudantes até a carreira pública. Claro que todas vão além desses aspectos e defendem gestões distintas para a entidade. No meio do embate, cabe aos profissionais do Estado fazerem a escolha.
O JC Contabilidade conversou com os coordenadores das chapas para oferecer um breve resumo do que cada um defende e, no quadro abaixo, links para obter mais informações. Abertos ao diálogo e ressaltando a importância de dar visibilidade aos temas defendidos, os coordenadores aproveitaram a oportunidade para destacar que este é o melhor momento para que os profissionais tragam demandas e conheçam melhor tanto o perfil dos candidatos quanto a funcionalidade do CRCRS.

Propostas precisam ser viáveis, diz Chapa 1

MARCO QUINTANA/JC
Palácios quer aproximação
com estudantes
A chapa da situação defende três linhas de atuação principais: reconhecimento profissional, valorização dos jovens profissionais e união da classe. As propostas, salienta o coordenador Antônio Palácios, já fazem parte da gestão do CRCRS e serão continuadas.
Para o coordenador, as esferas de atuação que são propostas estão inseridas em um contexto possível, delimitado pelas próprias incumbências do conselho. “Estamos tentando demonstrar coisas que de fato sejam factíveis pelo conselho. Não estamos falando de coisas que são prerrogativas de sindicato. O CRCRS só pode fazer aquilo que é permitido por lei e o que o conselho pode fazer tem sido feito”, defende Palácios.
Embora esteja na linha de frente por ser um grupo que pretende dar sequência ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela entidade, a Chapa 1 também é pautada pela renovação, assegura Palácios. “Entre os nossos integrantes, 65% das pessoas estão entrando pela primeira vez no pleito, e temos profissionais que representam todas as regiões do Estado e todas as atividades em que o contador tem atuação”, assegura.
Palácios reforça ainda que as propostas do grupo estão focadas no trabalho que vem sendo desenvolvido, ampliando o alcance de práticas já adotadas. Entre elas, o coordenador destaca que o CRCRS firmou convênio com as instituições de ensino de Contabilidade, promovendo maior interação com os estudantes. “Queremos trazer novos profissionais para a entidade, novas lideranças”, ressalta.
A união da classe contábil também é contemplada por ações da gestão, lembra Palácios, mencionando que, desde 2010, o CRCRS realiza reuniões com todos os sindicatos vinculados à profissão no Estado.

Chapa 2 quer medidas em defesa da profissão

www.crcrs.org.br), no campo Eleição do CRCRS 2013.