Sodexo institui ação contra o desperdício de alimentos

Programa WasteWatch foi implantado no Hospital Mãe de Deus e já evitou o desperdício de toneladas de alimentos.

Por Carlos Severgnini

Iniciativa já evitou que mais de 910 toneladas de alimentos e sobras das refeições fossem inutilizadas
Em parceria com a Sodexo, o Hospital Mãe de Deus recebeu o programa WasteWatch em suas instalações, visando o combate ao desperdício de alimentos e sobressaindo-se como um dos primeiros hospitais do Brasil a operar com a iniciativa. No Rio Grande do Sul a iniciativa é inédita.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

Já é assinante? Faça login

Perda e desperdício, na ótica da FAO

Os alimento são consumidos pela imprecisão dos processos de logística, da produção à comercialização, sendo a base da pirâmide que representa a qualidade de vida dos indivíduos. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) opta pela expressão "perda e desperdício", visto que nem sempre a má gestão da cadeia alimentícia é desperdício, e nem sempre a ausência de alimentos é perda, por exemplo. A perda e desperdício de alimentos - para ilustrar, então, essa expressão mais ampla do problema - implica em uma desconsideração expressiva da perda de produtividade de pequenos, médios e grandes produtores; de uso de áreas para plantio; de desgaste do solo; de consumo de água; de uso de combustíveis nos maquinários e no transporte.
Não apenas a alimentação é básica para a vida, como para todo um sistema produtivo que depende da sustentabilidade de seus processos. As práticas ESGs adotadas em empresas são soluções inteligentes aos problemas ambientais e sociais que acometem o planeta, sendo indissociáveis, hoje, de uma gestão eficiente de negócios.