{{channel}}
ABC da Bola com as Meninas fortalece o futebol feminino com aulas gratuitas
Projeto social também disponibiliza material esportivo gratuitamente
A ausência de um local para que meninas possam jogar futebol regularmente de forma gratuita foi o principal impulsionador da criação do projeto social ABC da Bola com as Meninas. Iniciado, em 2018, pela ex-jogadora Duda Luizelli, em parceria com a Liga de Futebol Feminino Sul Brasileira (LFFSB), a iniciativa tem como objetivo ser um espaço que promove a qualidade de vida através do esporte ao mesmo tempo que busca desenvolver a prática da modalidade no Rio Grande do Sul. "Existem poucas oportunidades para meninas que jogam futebol aqui no Estado. E mais ainda para aquelas meninas que estão começando, que querem aprender e não tem condições. Então, a gente proporciona que essas meninas se divertiam, joguem e aprendam", explica a idealizadora.
Ao longo de um semestre o projeto é desenvolvido com meninas, de 10 a 17 anos, duas vezes por semana, no contraturno escolar. Em Porto Alegre, as atividades acontecem no HD Sport Complex (Zona Norte) e na Prime Sports. Além de oportunizar um espaço para que elas possam treinar regularmente, na visão de Duda, também é preciso dar condições adequadas para a prática esportiva. Nesse sentido, todas as alunas recebem gratuitamente camiseta, meia, calção, chuteira, caneleira e agasalho.
Estão abertas as inscrições para participar do projeto
O ABC da Bola com as Meninas está com novas vagas abertas para as unidades da Zona Norte e Zona Sul de Porto Alegre. Para se candidatar, preencha sua pré-inscrição através do formulário no link da bio do Instagram, @abcdabolacomasmeninas. Para a inscrição, é preciso levar a ficha preenchida e assinada, e o comprovante de matrícula escolar. O projeto trabalha somente com estudantes de ensino público municipal e estadual. Mais informações no site da Liga de Futebol Feminino Sul Brasileira (LFFSB): www.lffsb.com.br/abc-da-bola.
O amor de Emili Gabrielly pelo futebol vem de família. Sua mãe jogou ao lado de Duda Luizelli, no Internacional, e seu pai e avó também foram jogadores de futebol. "Eu sempre fui incentivada a jogar futebol e eu sou apaixonada pelo esporte. Jogo desde os meus oito anos e sempre gostei de jogar e assistir as meninas jogando. Também gostava de jogar contra os meninos da minha turma", revela a aluna do projeto, que tem como sonho seguir profissionalmente.
Duda Luizelli é um dos ícones do futebol gaúcho que inspira as novas gerações de jogadoras. A ex-jogadora teve passagens por Milan e Hellas Verona, da Itália, além de grande destaque no SC Internacional, com direito a homenagem no museu do time. Duda representou o Brasil de duas maneiras diferentes: jogando pela Seleção Brasileira e sendo coordenadora das seleções femininas da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). "Acho que hoje o futebol feminino está crescendo muito e a menina que não se dedicar profissionalmente 24 horas por dia não conseguirá evoluir", diz.
Um dos objetivos do ABC da Bola com as Meninas é desenvolver o futebol feminino no Rio Grande do Sul. Para isso, precisa de patrocinadores para que possa continuar expandindo as atividades do projeto para mais lugares. Segundo Duda, o programa vem sendo desenvolvido graças ao apoio de grandes empresas, como CMPC, SLC, Unifertil, Lojas Renner e BRDE.