Padaria Suíça aposta na renovação

Por

Há quatro anos, a Padaria Suíça fechou as portas por dois meses. A movimentação soou estranha para os frequentadores mais desavisados da Cidade Baixa, tradicional bairro boêmio de Porto Alegre, onde o estabelecimento está localizado. Afinal, poderia ser a indicação do fim de um ponto com 20 anos de história, muito conhecido pelos trabalhadores e moradores da rua José da Patrocínio e arredores. O temor, embora compreensível, acabou se mostrando precipitado. Tratava-se de uma estratégia ousada de seu novo proprietário, Ciro Fioravanti, que pretendia renovar o ambiente e os produtos oferecidos no local.
Transformar espaços que já possuem lugar cativo na cabeça dos clientes é sempre um desafio. Nesse caso, o sucesso das mudanças implementadas por Fioravanti pode ser provado e comprovado em mais de 20 sabores de empada. O proprietário definiu o salgado como o seu “produto campeão”, aquele capaz de atrair e fidelizar novos visitantes na primeira garfada. Ao mesmo tempo, revisou o projeto arquitetônico, deixando o ambiente mais leve e aconchegante, com a cara do seu bairro. “Nesse momento, nasce uma nova Padaria Suíça, com novas especialidades e uma nova identidade”, resume.
Atualmente, são mais de cinco mil empadas vendidas por mês. Formado em hotelaria e com larga experiência no setor de gastronomia, Fioravanti também é o responsável pelo desenvolvimento dos sabores. A equipe conta ainda com mais três funcionários na linha de produção e outros cinco no atendimento, sendo que praticamente todos os alimentos são produzidos no local. Frango com requeijão e camarão são os mais procurados, mas o número de opções saltou de quatro para mais de duas dezenas depois da reforma. E uma nova linha, voltada aos consumidores vegetarianos e veganos, está saindo do forno em breve.
Mas nem só de empadas vive uma padaria. Cafés gourmets acompanham o produto principal; e os fãs de doces encontram uma série de tortas. No almoço, a sugestão do chef tem objetivo de oferecer um prato especial, com um preço considerado justo, aos trabalhadores da região. E, como não poderia faltar na Cidade Baixa, cervejas especiais animam o happy hour, principalmente nas mesas que ocupam a calçada em frente ao estabelecimento. “Criar uma identidade a partir de um produto especial foi uma estratégia de venda. Entretanto, acreditamos que o perfil do Rio Grande do Sul exigia essa variedade que temos hoje”, explica Fioravanti.
Nos fins de semana, segundo o proprietário, muda o perfil dos clientes. Saem os funcionários dos estabelecimentos comerciais próximos e aparecem os visitantes do Parque da Redenção.
“São pessoas de fora que estão circulando pelo bairro e, normalmente, aumentam nosso ticket médio”, afirma. Enquanto isso, Fioravanti não esconde a satisfação de ter recebido o destaque da revista Veja como um dos melhores lugares para se comer e beber em Porto Alegre. A distinção emoldura uma das paredes da Padaria. “Foi uma surpresa! Belo dia, recebemos a notícia e fomos agraciados com a placa. É um grande reconhecimento”, comemora.

Loja virtual e franquias são as apostas do futuro

O privilégio de experimentar as empadas e as tortas produzidas na Padaria Suíça não é mais exclusividade dos frequentadores da Cidade Baixa. Há dois meses, o site do estabelecimento entrou no ar e vende cerca de 75 kits promocionais por mês. O objetivo é chegar a uma média de 100 kits mensais a partir do próximo ano. Também é possível fazer encomendas de pães, salgados e doces para eventos especiais. “É um projeto recente. Temos todo um trabalho paralelo de divulgação para fazer, mas já apresenta resultados satisfatórios”, afirma o proprietário, Ciro Fioravanti.
O faturamento mensal da loja física gira na faixa entre R$ 65 mil e R$ 75 mil, mas a intenção é aumentá-lo em 50% no próximo ano. Para garantir a expansão, Fioravanti pretende, ainda para 2015, abrir uma nova loja própria e criar de uma rede de franquias, que já possui interessados. Os projetos devem se valer da identidade conquistada junto aos clientes ao longo dos anos e da fama recente das empadas para alavancar um novo período na história da Padaria Suíça. Em paralelo, a loja participa do Pólo Gastronômico, iniciativa do Sebrae-RS que reúne empresas da área de alimentação para promover o desenvolvimento do setor.