Dado Bier projeta expansão no mercado de gastronomia

Por

Quando se fala no Grupo Dado Bier, vem à mente a rede de restaurantes de alta gastronomia presente em diversas regiões da cidade, ou a marca de cerveja produzida em Santa Maria (RS) e comercializada em supermercados gaúchos. O que geralmente não é lembrado é que estes dois negócios distintos da mesma holding têm muita sinergia, mesmo atuando em mercados independentes: “O restaurante Dado Bier é cliente da cervejaria Dado Bier”, explica o sócio-fundador e presidente do grupo, Eduardo Bier de Araújo Correa. A bebida foi a mola propulsora do negócio, que iniciou apostando em microcervejarias montadas em meio a um restaurante e espaço de entretenimento, voltado para festas e shows.
A produção artesanal da cerveja começou em 1994. Meses depois, nascia a primeira microcervejaria e casa noturna do grupo, que embalou as noites de um bairro nobre de Porto Alegre. No ano seguinte, o espaço recebe um upgrade, e o modelo abre as portas na capital paulista, passando, em 1998, a contemplar também a noite carioca.
Em 1999, foi a vez de Torres (RS) sediar uma casa noturna e microcervejaria Dado Bier. No mesmo ano, Porto Alegre ganha outro espaço para a balada, o Dado Tambor. Na virada do milênio, o grupo inaugura os dois primeiros restaurantes: Dado Pub, no bairro Moinhos de Vento; e Dado Garden Grill, no Praia de Belas Shopping. Mesmo com todo o sucesso à época, as casas noturnas foram fechadas posteriormente. Atualmente, a holding está focada em manter a excelência conquistada dos mercados de cerveja e gastronomia.
Ao chegar à “maior idade” em 2013 - quando faz 18 anos - a companhia pretende novamente cruzar a fronteira que separa o Rio Grande do Sul dos demais estados brasileiros para atuar em cidades do interior e em capitais da região Sudeste, desta vez só com restaurantes. Também tem planos em solo gaúcho: três unidades novas do braço de alimentação estão prestes a ser construídas. Outra, sonhada desde o ano 2000, aguarda - junto com os porto-alegrenses - a resolução do impasse que envolve o projeto de revitalização do Cais Mauá.
O presidente do grupo pontua o interesse em atuar na região do Centro Histórico, dentro do complexo previsto para funcionar à beira do Guaíba. “Já assinamos a carta de intenção, mas ainda não temos contrato de locação, pois dependemos da implementação do empreendimento.” A ideia para aquele espaço é montar um Dado Garden Grill, modelo que ocupa em torno de 1 mil m2, com capacidade para até 300 cadeiras, e exige investimento em torno de R$ 4 milhões a R$ 5 milhões. Enquanto isso não acontece, Dado trabalha o projeto de expansão regional e nacional dos restaurantes, iniciada com a recente inauguração da loja-modelo (e a quinta operação da empresa), em funcionamento no Bourbon Wallig.
“Modelamos, para que a bandeira possa ser replicada melhor, de uma forma consistente e mais rápida.” A sexta unidade da rede de restaurantes também já tem endereço: a Zona Sul da Capital receberá, em breve, um Garden Grill. Já o Praia de Belas Shopping será contemplado por um Dado Pub. O terceiro projeto prevê a abertura de outro pub, mas o empresário diz que ainda não pode divulgar detalhes. Cada empreendimento deve ser erguido dentro de um período de um semestre, no decorrer dos próximos 18 meses. 

Modelo robusto de gestão

Referência na fabricação de cervejas especiais, a marca Dado Bier se consolidou também pela qualidade que mantém na rede de restaurantes. “Temos buscado isso há dez anos, construindo um modelo robusto e estruturado de gestão”, afirma o presidente do grupo, Eduardo Bier. Quem responde por esta área da companhia é o sócio-diretor Daniel Santoro. A estrutura societária ainda conta com o empresário Jorge Gerdau Johannpeter. Assim como as casas noturnas, a história dos restaurantes teve expansão meteórica. A diferença é que agora, o público-alvo é maior. O Dado Pub é voltado para casais e grupos de amigos. Já o Dado Garden Grill atende a muitas famílias - não à toa, quase todas as lojas desta bandeira possuem o Espaço Kids, um sucesso entre as crianças. 
Após a implementação do Dado Pub e do Dado Garden Grill, em 2000, foram abertas as lojas da Zona Sul e do Bourbon Shopping Country, ambas em 2002. Em 2001, a marca lançou a versão long neck da cerveja, e em 2003 apresentou o modelo em lata ao mercado. No ano seguinte foi inaugurada, em Porto Alegre, a fábrica de cervejas Dado Bier, que permitiu o lançamento da família de cervejas especiais em 2005. A quinta loja do braço gastronômico foi lançada em 2010: o Dado Pub, localizado no bairro Bela Vista.