Supermercados Imec investem em gestão profissionalizada para seguir crescendo

Por

Tradicional no Interior gaúcho, a rede de supermercados Imec entra 2013 disposta a continuar o caminho trilhado em 2012. A empresa vem passando por um processo de profissionalização da sua gestão, até então familiar, e a nova diretoria realiza uma série de mudanças, tanto para os clientes quanto para os funcionários. Os sócios controladores da Imec, sediada em Lajeado, foram ao mercado em busca de profissionais experientes que pudessem melhorar os resultados da companhia.
Convidado para capitanear os negócios, Luiz Fábio Martinelli aceitou o desafio. Com experiência de 28 anos no setor, já exerceu cargos diretivos em grandes players, como Walmart, Pão de Açúcar e Carrefour, e está à frente da presidência do Imec desde julho de 2012. “Estamos revitalizando o nosso parque de lojas atual, trocamos uma série de equipamentos que estavam defasados pelo que há de mais moderno no mercado”, explica Martinelli.
Só em sistemas de ar-condicionado, foram investidos R$ 2,5 milhões no ano passado, em 11 lojas. Os investimentos seguem sendo feitos para que as demais unidades também passem a contar com uma melhor estrutura. Quarta maior rede de supermercados do Rio Grande do Sul, o Imec pretende um aumento de 22% nas suas receitas do ano. Em 2012, o faturamento foi de aproximadamente R$ 300 milhões, quando conseguiu um acréscimo de 27% no caixa na comparação com 2011.
Presente em 14 cidades nas regiões do Vale do Jacuí, Rio Pardo, Caí, Taquari e Serra, o Imec projeta a abertura de mais duas filiais em 2013. Atualmente, a empresa conta com 18 lojas de supermercado, além de outros dois atacados que atuam sob a bandeira Desco. “Não pensamos em sair inaugurando sem antes fazer muita pesquisa. Primeiro nos preocupamos em oferecer um serviço de excelência onde já estamos estabelecidos, para crescer de forma sustentada”, ressalta Martinelli.
Além do investimento na estrutura física das lojas, Martinelli ainda coordena o que considera a mudança mais importante desde a sua chegada: a relação da empresa com os seus 2.100 funcionários. “Fizemos várias pequenas ações que trouxeram benefícios para os nossos colaboradores. Eles estão mais motivados e passaram a acreditar que a empresa realmente confia neles e está querendo crescer”, garante.  A alta rotatividade de empregados, segundo ele, era o maior problema que a gestão anterior estava enfrentando. Para tentar manter o quadro mais estável, a nova direção apresentou uma nova proposta de planejamento salarial, além de realizar treinamentos para qualificar os colaboradores no atendimento aos clientes do Imec.

Mais de 50 anos de história

A história do Imec iniciou-se em 1956, em Lajeado. IMEC/DIVULGAÇÃO/JC
A história do Imec iniciou-se em 1956, quando o comerciante de Lajeado Victorino Chesini tornou-se sócio dos irmãos Rizzieri e Luiz Bortolini, filhos de um imigrante italiano que veio ao Brasil para refugiar-se durante a Segunda Guerra Mundial e que buscava renda através da venda de farinha de trigo pelo Interior do Estado. A união empreendedora dos comerciantes fez surgir, então, a Importadora e Exportadora de Cereais Ltda, que já iniciava as atividades de comércio por atacado e varejo de alimentos no então emergente segmento de supermercados.
Entre a abertura da primeira loja, no início da década de 1960 e a consolidação da logomarca atual do Imec, em 1999, foram abertas nove filiais em seis cidades. A partir dos anos 2000 a empresa passou por um processo de modernização das suas estruturas administrativas e de logística, o que fez com que fossem criadas novas empresas para garantir uma maior participação de mercado. “Temos também farmácias, posto de gasolina, engenho de arroz e uma fábrica de panificação que se chama Italianinho, uma das fortalezas do nosso negócio”, enaltece Martinelli. Agora com uma gestão profissional, a expectativa é de que a rede siga se expandindo pelo Interior do Rio Grande do Sul.