Lojas Gaston devem expandir para o Interior do Estado

Por

Os principais municípios da Serra gaúcha e cidades como Passo Fundo e Santa Maria estão no foco das lojas Gaston, do grupo Paquetá, cuja meta é consolidar a rede varejista de calçados no curto prazo. Após a expansão prevista no Rio Grande do Sul, a presença da Gaston em Santa Catarina está entre as alternativas possíveis. “Mas, neste caso, ainda são planos para o futuro”, pondera a gerente de marketing corporativo da empresa, Paulina Bacher. Além da abertura de novas filiais em regiões populosas do Estado, os planos agora são de adequar em torno de cinco lojas, transformando o setor de calçados infantis no espaço Gastonzinho, a exemplo das unidades dos shoppings Iguatemi e Bourbon Assis Brasil, em Porto Alegre.
Trabalhando na empresa desde 1995, Paulina acompanhou a trajetória da Gaston desde que a loja foi comprada pelo grupo Paquetá, em 1994. Na época, o antigo proprietário, Gastão Schmith, decidiu vender a empresa porque não tinha sócios, nem poderia contar com familiares para levar o negócio adiante. “Antes da aquisição da Gaston e da Gastonzinho pela Paquetá, havia em torno de 25 unidades da rede, a maioria localizada no Centro e duas em shoppings da cidade: Iguatemi e Praia de Belas”, recorda Paulina. Atualmente, são 34 lojas distribuídas entre a Capital, Região Metropolitana, Pelotas, Rio Grande, Santo Ângelo e Ijuí.
Investindo sempre na bandeira, o grupo destinou R$ 1,5 milhão em 2012 para reformar a filial do Shopping Iguatemi, onde o piso interativo no espaço Gastonzinho diverte a criançada. Também no ano passado, a mais recente loja da rede foi inaugurada no Bourbon Wallig. Para o final de 2013, uma nova unidade abre no Shopping Gravataí.
De acordo com Paulina, em vista da mudança de perfil de consumo da classe C (público-alvo da loja), a Gaston recentemente passou por uma alteração de estilo no mix de produtos. “Estamos menos focados no preço, e mais na qualidade dos calçados”, explica. Segundo ela, a única marca produzida pelo grupo é a Ortopé (fabricada pela operação da Bahia), e o restante vem de outros fornecedores. Mesmo assim, a Gaston não perdeu o foco inicial. “Tentamos manter o atendimento caloroso que este público gosta e procura”, diz Paulina. E este era o lema do antigo proprietário, que priorizava o atendimento.
“Antes de fundar a rede, em 1969, ele vendia calçados masculinos de pastinha, de porta em porta”, observa. A primeira Gaston funcionou na avenida Borges de Medeiros, Centro da Capital. Nesta mesma via, foi inaugurada, em 2011, a maior unidade da rede: a Mega Loja Gaston, com 1,4 mil metros quadrados  e 2,3 mil modelos de calçados e tênis femininos, masculinos e infantis. Somente ali, o grupo desembolsou em torno de R$ 4 milhões.