Rede Ammpa profissionaliza minimercados da Região Metropolitana

Por

Desde março de 2003 uma iniciativa vem conseguindo fortalecer o setor de minimercados em Porto Alegre e Região Metropolitana. Desde então, a Rede Ammpa contempla a expansão do grupo cujos serviços atingem atualmente 24 estabelecimentos espalhados pela Capital, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. A rede associativa composta majoritariamente por donos de mercados de bairro trabalha com a visão de futuro de aumentar o número de lojas e ter maior visibilidade para continuar expandindo o seu negócio.
“O objetivo inicial era não deixarmos os grandes mercados abrirem aos domingos”, lembra Everson Ambrosini, presidente da Rede Ammpa. Primeiramente, a reinvindicação foi atendida, mas, com uma liminar, voltaram a abrir e o lucro dos pequenos diminuiu cerca de 20%. Hoje, o prejuízo é ainda maior, pois as grandes redes passaram a instalar lojas ao lado dos minimercados. Para os pequenos comerciantes, associar-se à Rede Ammpa é o que está fazendo a diferença ao permitir a redução dos preços nas gôndolas.
O ano de 2012 representa um marco para a Ammpa. Com uma maior profissionalização, o grupo atua com a política de aumentar o número de lojas, indo atrás de novos sócios para ter uma maior visibilidade e incluir cada vez mais pessoas no grupo. Para Ambrosini, a rede deixou de atuar unicamente de forma associativa com a troca de experiências e tornou-se um grupo com relações de proteção e ajuda. Artemio Faé, gestor de negócios, destaca que, por trabalhar sem visar ao lucro, a Ammpa se transformou em um entreposto entre indústrias e produtores com o consumidor. “O lucro não acontece para a Ammpa, e sim no mercadinho, com preços menores que favorecem a competição”, ressalta Ambrosini.
Para a profissionalização dos pequenos mercados, a Rede Ammpa atua com uma série de ações que não estabelecem uma relação de franquia entre eles. O grupo oferece aos minimercadistas que se interessarem pelo processo de associação, preços menores, o nome da rede, limpeza, troca de experiências, além de toda uma infraestrutura referente ao acompanhamento e dicas de como gerenciar o negócio. Em troca, o dono do negócio, que continua ditando as regras da loja, paga um pequeno valor que funciona para a manutenção da rede.
Antigamente, quem se associava à Rede Ammpa entrava através de convite ou indicação. Agora, com a profissionalização maior do grupo, foi contratado um consultor para trabalhar na busca por novos associados. Isso, ressalta Faé, deverá levar a rede a um patamar diferente em relação às negociações com parceiros e na tentativa de alcançar outros valores que são importantes para ela. Segundo ele, a antiga forma de atuação dos minimercados não é mais atrativa para os consumidores e não gera mais lucro. “O mercado prova cada vez mais que não existe lugar para a informalidade”, destaca. Uma das características que valoriza o trabalho que a Rede Ammpa vem desempenhando é a informatização do sistema presente nos minimercados. Com isso, as lojas conseguem ter um controle muito maior de estoque, compras e vendas e passam a gerenciar o negócio através de dados e números, sem usar unicamente a intuição.

Nova sede favorece associados e fornecedores

Fundada em 2005, a atual sede da Rede Ammpa é um símbolo da nova forma de ação do grupo. Situada em local estratégico para o comércio, encontra-se na Centrais de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS), no local de recebimento dos produtos agrícolas que chegam a Capital. Com isso, mantendo o padrão de qualidade da Rede Ammpa relacionados à informatização, à limpeza e ao armazenamento de produtos, a posição estratégica do grupo favorece a negociação diretamente com os produtores, direcionando os preços mais baixos aos minimercados associados.
Para Artemio Faé, os atrativos que são proporcionados aos minimercados através da Rede Ammpa representam uma grande vantagem diante da concorrência. Além disso, melhora o ambiente da loja e sua relação com o consumidor. “O associado que entendeu a proposta da rede melhorou o negócio dele em todos os aspectos”, salienta. 
Quanto às vantagens apresentadas pela nova localização da rede, Faé destaca que ela se situa em um local estratégico da cidade, tanto para o comerciante quanto para o produtor. A partir da atual sede, a Rede Ammpa passou a receber os fornecedores e associados melhor, além de conseguir negociar preços menores. Segundo ele, a logística é o principal fator para a diminuição dos preços dos produtos. “A nova sede está nos proporcionando oferecer um produto de qualidade com um preço menor. Isso é o que nos une e nos faz estar ativo”, garante.