Romildo Bolzan descarta Piratini e fica no Grêmio; PDT pode lançar Vieira da Cunha

Presidente do Grêmio confirmou que não será candidato na eleição deste ano

Por Diego Nuñez

Romildo Bolzan confirma que ficará no comando do tricolor gaúcho
O presidente Grêmio e ex-prefeito de Osório, Romildo Bolzan, anunciou que permanecerá no comando do tricolor gaúcho até dezembro de 2022 para concluir seu terceiro mandato no clube, descartando a possibilidade de ser o candidato do PDT ao governo do Rio Grande do Sul.
Bolzan era ficha 1 no partido. Dependia apenas dele decidir ser o candidato pedetista ao Palácio Piratini. O presidente que levou o Grêmio ao tricampeonato da Libertadores da América e depois ao rebaixamento para a segunda divisão brasileira convocou uma coletiva no CT Luiz Carvalho para, finalmente, afastar definitivamente as dúvidas acerca de seu futuro no clube e na política estadual.
“Recebi o convite para concorrer ao governo do Estado e me sinto muito honrado, mas neste momento disse a eles que não poderia aceitar. O que está prevalecendo é o meu gremismo. Faço um mea culpa por esta demora. A pauta está encerrada, ultrapassada, concluída e definitiva”, declarou Bolzan.
Com o ex-prefeito de Osório fora da jogada, o PDT estuda seu próximo passo. Uma das possibilidades mais fortes é que o partido lance o nome do ex-deputado federal e ex-procurador de Justiça do Estado Vieira da Cunha como candidato a governador do Rio Grande do Sul.
No início do ano, Vieira da Cunha se licenciou do Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul justamente para ficar apto perante à Justiça Eleitoral para participar do pleito de outubro. “Como não tínhamos nada definitivo, sempre estivemos conversando com companheiros no sentido de que não chegássemos a pé neste momento”, afirmou o presidente do PDT gaúcho e médico do Grêmio, Ciro Simoni.
"Vieira da Cunha se licenciou do MP para concorrer, fosse para o Senado, para governador ou para vice-governador. Existe a possibilidade, ele é um dos principais nomes que temos, mas o partido tem que decidir. Não será decidido de cima para baixo. Depende de uma evolução”, relatou o pedetista.
Simoni citou também como possibilidades de concorrer ao Piratini pelo partido o ex-prefeito de Caxias do Sul Alceu Barbosa Velho, o ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Paulo Burmann e os dois deputados federais do PDT: Afonso Motta e Pompeo de Mattos.