Senado aprova projeto que amplia prevenção e tratamento de câncer no SUS

O projeto, único avaliado na sessão desta terça, vai à sanção presidencial

Por Agência Estado

Medida repassa R$ 5 bilhões a Estados e municípios durante três anos
O Senado aprovou nesta terça-feira (29) o Projeto de Lei que inclui nas ações de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), a prevenção e o tratamentos dos cânceres do colo uterino e de mama. O projeto foi aprovado por unanimidade por 71 votos favoráveis e 0 contrários. O projeto, único avaliado na sessão desta terça, vai à sanção presidencial.
Pelo texto aprovado, o SUS deve assegurar a realização de exame do colo uterino, mamográficos e de colonoscopia a todas as mulheres que já tenham atingido a puberdade, independentemente da idade. Na primeira versão, apenas mulheres com idade a partir dos 40 anos, ou com risco elevado de câncer de mama eram contempladas.
A proposta estabelece também a atenção integral aos cânceres de mama, do colo uterino e colorretal, com estratégia ampla de rastreamento, e o encaminhamento a serviços de maior complexidade para a complementação de diagnóstico, tratamento ou seguimento pós-tratamento sempre que a unidade que prestou o atendimento ou diagnóstico não dispuser de condições para fazê-lo.