Consulado dos EUA prepara plano estratégico para o Rio Grande do Sul

Cônsul-geral detalha ações também na área de Direitos Humanos

Por Patrícia Comunello

Entrevista com o cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio Grande do Sul, Shane Christensen
O governo dos Estados Unidos sob comando do democrata Joe Biden e sua vice Kamala Harris oferece possibilidades que favorecem o Rio Grande do Sul.
"A vitória do governo Biden abre oportunidade para aprofundar a relação não somente em nível nacional, mas também regional. É um novo momento, com novas oportunidades", projeta o cônsul-geral dos EUA para o Estado e Santa Catarina, Shane Christensen, ao conceder a primeira entrevista presencial exclusiva na sede do consulado, na Zona Norte de Porto Alegre, desde que assumiu o posto em julho de 2020 e após a posse do dia 20 de janeiro.
Na conversa de quase uma hora no jardim das instalações, observando rigorosamente as regras de distanciamento, Christensen descreveu como ele e sua equipe começam a trabalhar junto com o governo de Eduardo Leite (PSDB), em um futuro plano estratégico para o Estado.
As ações vão contemplar de economia, inovação e segurança a Direitos Humanos, tema que emergiu com força em 2020, após as mortes de dois negros por asfixia - George Floyd, em Minneapolis em maio, e no Brasil, ou melhor em Porto Alegre, de João Alberto Freitas, dentro do Carrefour, que, aliás, é vizinho ao consulado.
Na entrevista especial a seguir, Christensen, que, pela primeira vez em 21 anos de carreira no Departamento de Estado dos EUA assume como cônsul-geral, comenta que, logo que a pandemia permitir, quer conhecer as peculiaridades da cultura e geografia gaúchas. Uma curiosidade que atenderá não apenas ao seu ofício diplomático, mas a uma paixão: as viagens, que já renderam seis guias turísticos. Até agora ele visitou a região vinícola de Bento Gonçalves e gostou muito. Christensen tem até meados de 2023, quando encerra seu período no consulado, para cobrir o resto do território.  
Jornal do Comércio - O que significa para os norte-americanos a posse e o começo do governo Joe Biden?
proclamação presidencial mantendo as restrições de viagem para estrangeiros do Brasil, Reino Unido, República da Irlanda, Área de Schengen, China e Irã. Essa proclamação mantém as restrições para pessoas desses países. O presidente também restringiu a entrada nos Estados Unidos de estrangeiros da África do Sul, a partir de domingo, dia 30. Com essas restrições, os vistos não serão emitidos para estrangeiros que estiveram ou estarão em qualquer um dos países listados dentro de 14 dias antes da entrada nos EUA. Essa proclamação não restringe a entrada de cidadãos americanos, residentes permanentes legais ou pessoas que se qualificam em uma das exceções para viajar aos EUA. Além disso, todos os viajantes deverão apresentar um teste negativo de Covid-19 às companhias aéreas antes de embarcar. Gostaríamos de retomar as entrevistas de visto o mais rápido possível, mas não há data específica ainda.

Perfil

Shane Christensen tem 49 anos, nasceu em Butte, no estado de Montana, onde fica o famoso parque de Yellowstone, no oeste dos Estados Unidos, mas cresceu na Califórnia. É casado com Romy e pai de Jake, com cinco anos, e Matilda, com três. Graduado em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, e mestre em Relações Internacionais e Administração Pública pelas universidades de Cambridge e Harvard. É diplomata de carreira há 21 anos. Assumiu o posto de cônsul-geral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina em julho de 2020. Antes foi chefe de gabinete do Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado norte-americano, instrutor de liderança e negociações no Instituto de Serviços Estrangeiros dos EUA (U.S. Foreign Service Institute) e oficial sênior no setor de Comunicação e Gestão de Crises do Departamento de Estado. Atuou nas embaixadas na Cidade do México, em Havana e em Cabul, em missões nas Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, e na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, e no Consulado Geral dos EUA em Dubai. Apreciador de viagens, ele lançou títulos pelos guias Frommers (Parque Nacional do Grande Cânion, Dubai, Argentina e Chile e México) e Fodors (América do Sul e Sul da Califórnia).
Últimas Notícias