Candidaturas avançam na consolidação de apoios para o 2º turno em Porto Alegre

Nesta quarta-feira, o Republicanos anunciou apoio a Melo (MDB), enquanto o PDT confirmou adesão à campanha de Manuela (PCdoB)

Por Fernanda Crancio

Eleições 2020 - Sebastião Melo (MDB) e Manuela d'Ávila (PCdoB) - Porto Alegre - montagem
A costura de apoios dos dois candidatos à prefeitura de Porto Alegre que disputam o segundo turno das eleições, do Avante para o segundo turno. Melo ainda mantém conversas com o PSC.
O PSB, que no primeiro turno da campanha participou com a professora Maria Luiza Loose como vice de Juliana Brizola, ainda não consolidou posição e está envolto em um impasse sobre a questão. Mantendo conversas com as candidaturas, internamente o partido está dividido. Embora o caminho mais provável fosse a manutenção da aliança com o PDT e adesão ao projeto de Manuela, deputados estaduais socialistas e membros da executiva municipal defendem entrada na campanha de Melo. Numa votação interna, na terça-feira, o apoio ao MDB chegou a ser aprovado por maioria. No entanto, a direção nacional da legenda não validou a adesão e cobrou que o partido reverta o indicativo de apoio, sob pena de dissolução da executiva municipal. Uma nova reunião partidária deverá ocorrer nas próximas horas e uma definição é aguardada para esta quinta-feira (19).
O PV, que disputou o primeiro turno com Montserrat Martins, reúne sua executiva na noite desta quarta-feira, para definir posição. O encontro deverá respaldar a adesão à candidatura de Manuela, e um anúncio formal é aguardado para o início da tarde desta quinta.

Com aval nacional, PDT oficializa apoio à candidatura de Manuela em evento na sede da sigla

No final da manhã desta quarta-feira (18), em evento na sede do PDT, a candidata Manuela Dávila (PCdoB)
Os demais compromissos de campanha de Manuela no dia foram participação em debate de rádio e gravações para os programas do horário eleitoral.

Melo tem adesão do Republicanos e busca aproximação com eleitores, empresários e sindicatos

Aguardada desde terça-feira (17), quando foi oficialmente convidado a integrar a campanha de Sebastião Melo (MDB) à prefeitura, a adesão do Republicanos, de João Derly, foi anunciada na manhã desta quarta-feira (18), em reunião na sede da sigla do ex-judoca. Na noite anterior, o apoio foi validado pela executiva e pelos candidatos a vereador do partido, que entregaram ao candidato que liderou o primeiro turno propostas programáticas a serem incorporadas ao plano de governo para a Capital.
"O apoio ao Melo é algo natural porque já havia uma aproximação muito grande durante a campanha. Nossas pautas são semelhantes. Às vezes, diziam que parecia que estávamos batendo bola por causa dos nossos projetos", disse Derly. No Twitter, ele completou: "Pelo diálogo, pela cidade, por propostas, estamos com Sebastião Melo".