Bancadas gaúchas montam fórum de temas do Estado

Estiagem será assunto da primeira conversa, em café na Assembleia

Por Fernanda Crancio

Encontro busca consolidar maior entrosamento entre os grupos, diz Polo
A preocupação com a estiagem que atinge o Estado e a busca por soluções para amenizar as perdas dos produtores gaúchos deverão concentrar os debates da reunião entre deputados estaduais, federais e senadores nesta segunda-feira (9), na sede da Assembleia Legislativa. Em um café da manhã proposto pelo presidente da Casa, deputado Ernani Polo (PP), membros das bancadas gaúchas darão início a uma série de encontros para tratar de temas de interesse do Estado. A agenda, marcada para as 8h, no Vestíbulo Nobre do Parlamento, contará ainda com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB) e do chefe da Casa Civil, Otomar Vivian (PP).
Segundo Polo, a reunião busca consolidar um maior entrosamento entre as bancadas e, a partir daí, estabelecer pautas de interesse comum e uma agenda periódica de encontros, buscando a integração das ações parlamentares em defesa das principais demandas do Estado. "Nossa intenção é criar uma rotina de encontros, manter contato permanente e uma sintonia entre as ações dos parlamentares gaúchos", destaca o presidente do Legislativo, que desde o seu discurso de posse vem defendendo a integração das articulações em defesa de temas caros para o Rio Grande do Sul.
Entre os demais assuntos a serem abordados no encontro estão a Lei Kandir e a necessidade de investir em conectividade no campo. "O problema da estiagem no Estado é grande e cada dia sem chuva agrava muito a situação de nossos produtores, mas convocamos a reunião com tema livre", diz Polo.
Coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional, o deputado federal Giovani Cherini (PL) espera a participação de cerca de 10 dos 31 deputados federais e de pelo menos um dos três senadores gaúchos no café e reforça que a seca deve dominar os debates deste primeiro encontro. 
Sobre a agenda de reuniões conjuntas na AL, Cherini diz que a ideia é realizá-la a cada dois meses, mas com temas pré-estabelecidos. "Não adianta discutir tudo e não avançar nada. Por exemplo, perder tempo discutindo a Lei Kandir, faz 20 anos que se discute este assunto e nunca foi resolvido, pois não tem solução. Temos que virar a página, usar a criatividade e avançar em temas possíveis e viáveis", aponta o parlamentar.
 

Falta de chuvas no Estado também é objeto de reunião com ministros

Reivindicações dos produtores gaúchos acerca da estiagem serão entregues, nesta terça-feira, em Brasília, à ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM), e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, por representantes das bancadas estadual, federal e de entidades do agronegócio. A pauta foi decidida em reunião realizada durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, na sexta-feira.
O documento contará com um levantamento das perdas nas lavouras gaúchas por segmento e regiões do Estado, que será produzido nesta segunda-feira, durante uma reunião de técnicos do setor na sede da Farsul.
Entre as culturas mais prejudicadas pela falta de chuva no Rio Grande do Sul estão a soja e o milho, mas a produção de leite também sofre com a seca. Além das perdas no campo, a falta de seguro agrícola por parte dos produtores preocupa os parlamentares e agrava ainda mais a situação.
Na quarta-feira, a estiagem já havia sido abordada em reunião de membros da bancada federal gaúcha com a ministra da Agricultura, na capital federal. Na ocasião, Tereza Cristina disse que o governo federal está disposto a buscar uma solução para as questões do seguro agrícola e de projetos de irrigação no campo.