As pessoas no centro das causas

Presidente da Lebes

Por JC

MARCAS DE QUEM DECIDE 2015 OTELMO DREBES - CRÉDITO ROGÉRIO SILVEIRA
Otelmo Drebes
A todos os gestores que conseguem transmitir desafios para atingimento de metas e objetivos nas atuais condições de trabalho que oferece nosso País, meus Parabéns! Somos heróis, pois, desde as primeiras horas da manhã ou muitas vezes na calada da noite, somos surpreendidos por mudanças nas regras de administração de nossas empresas.
Como, então, motivar e encantar sua equipe de colaboradores?
É necessário primeiramente uma capacidade de autoconhecimento do papel e da responsabilidade do empreendedor com seu negócio, e, além disso, com todas as pessoas que fazem parte deste contexto. Nas Lojas Lebes, nossa responsabilidade se dá com mais de 2.800 famílias de colaboradores diretos, prestadores de serviços e fornecedores para entregarmos, com diferenciação, qualidade, segurança e respeito, os serviços e produtos oferecidos a nossos clientes, nossa razão de existir.
E é aí que penso existir o caminho para a motivação e o encantamento de pessoas. É necessário o estabelecimento de uma CAUSA, de uma missão própria,primeiramente para si enquanto líder, para que, através do exemplo e das pessoas certas a seu lado, fazer a diferença em um momento que pode ser visto como dificuldade, ou, como oportunidade.
Em nossa empresa, estamos trabalhando cada vez mais na direção de atingir e comungar o "porquê" fazemos o que fazemos. Todas as empresas sabem o que fazem, muitas sabem explicar como fazem, seja através de seus processos, políticas e práticas. Porém, poucas empresas sabem por que fazem o que fazem. Aparentemente, pode parecer uma pergunta simples a se fazer, mas, a profunda reflexão pode trazer à tona, em muitas organizações, debates acalorados, e, as perguntas certas, são o ponto de partida para poder promover o alinhamento interno e a concentração de energia das pessoas para alcançarem resultados.
Somos heróis. Porém, o heroísmo de hoje é diferente daqueles que observamos no passado. Atualmente, não há ato heroico válido de uma pessoa, mas, sim, de um conjunto de pessoas em prol de um objetivo comum, e, para isto, é necessário estar ao lado das pessoas e fazer delas parte do negócio.
Faça as suas reflexões e coloque as pessoas no centro das causas em comum. O resultado será surpreendente!