EUA e Alemanha fecham acordo para cooperar na transição à energia limpa

Pelo acordo, os dois países vão trabalhar no desenvolvimento e uso de tecnologias que acelerem a transição para a energia limpa

Por

PICTURE TAKEN ON DECEMBER 6TH, 2007, OF ONE OF THE TEN WINDMILLS OF THE CANELA EOLIAN PARK, INSTALLED BY SPANISH ELECTRIC UTILITY COMPANY ENDESA IN LOS VILOS, 296 KM NORTH OF SANTIAGO, AS PART OF A PROJECT WITH THE CHILEAN GOVERNMENT. THE WINDFARM WAS INAUGURATED TODAY BY PRESIDENT MICHELLE BACHELET. AFP PHOTO/MARTIN BERNETTI
Os Estados Unidos e a Alemanha assinaram um acordo nesta sexta-feira para aprofundar a cooperação bilateral no sentido de substituir combustíveis fósseis por energia renovável, como parte de esforços para conter as mudanças climáticas.
Pelo acordo, os dois países vão trabalhar no desenvolvimento e uso de tecnologias que acelerem a transição para a energia limpa, particularmente na área de energia eólica offshore, veículos de emissão zero e hidrogênio.
Os dois lados também se comprometeram a colaborar para promover ambiciosas políticas climáticas e a segurança energética em âmbito global.
Enviado para questões climáticas dos EUA, John Kerry disse que as duas nações esperam colher os benefícios de mudar para energia limpa antecipadamente, por meio da criação de novos empregos e oportunidades para empresas no crescente mercado de produtos renováveis.
Já o ministro das Finanças e Proteção Climática alemão, Robert Habeck, declarou que o acordo reflete a urgência de se lidar com a questão do aquecimento global. Cientistas alegam que drásticos cortes nas emissões de gases precisam ser feitos mundialmente nesta década para que as metas definidas no Acordo de Paris de 2015 sejam cumpridas.
Fonte: Associated Press.
Estadão Conteúdo