Zelensky diz que não vai conceder território à Rússia para encerrar guerra

Como primeiro passo para as negociações diplomáticas, Zelensky diz que a Rússia precisaria demonstrar seu desejo de se engajar em negociações

Por

Founder and executive chairman of the World Economic Forum Klaus Schwab welcomes Ukrainian President Volodymyr Zelensky seen on a giant screen by video link at the Congress centre during the World Economic Forum (WEF) annual meeting in Davos on May 23, 2022. (Photo by Fabrice COFFRINI / AFP)
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que seu país não vai conceder território à Rússia em troca do término da guerra, instaurada após a invasão russa há três meses. Ao falar por vídeo em um "café da manhã ucraniano" durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, Zelensky disse que o presidente russo, Vladimir Putin, não entende plenamente o que está acontecendo na Ucrânia.
"A Ucrânia não vai ceder seu território. Estamos lutando em nosso país, em nossa terra". Ele acrescentou que a guerra está sendo travada "por nossa terra, por nossa liberdade, por nossa independência e para o nosso futuro".
Como primeiro passo para as negociações diplomáticas, Zelensky diz que a Rússia precisaria demonstrar seu desejo de se engajar em negociações e dar "pelo menos passos para retirar suas tropas e equipamentos" para as suas posições anteriores à invasão.
Na véspera da fala de Zelensky em Davos, o ex-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger fez um discurso em que indicou que a Ucrânia deveria abrir mão de parte do seu território para encerrar a guerra contra a Rússia.