Rússia volta a acusar Ucrânia de interromper negociações para encerrar conflito

Líder da delegação de negociadores da Rússia também afirmou que Moscou está pronta para retomar as tratativas e atribuiu a suspensão a Kiev

Por

A woman walks past the Russian Foreign Ministry headquarters in Moscow on May 23, 2022. - Russia said Monday it was looking over an Italian peace plan proposal to end the conflict in Ukraine. (Photo by Alexander NEMENOV / AFP)
O vice-chanceler da Rússia, Andrei Rudenko, afirmou nesta segunda-feira (23) que Moscou estará pronta para retornar às negociações para encerrar o conflito na Ucrânia "assim que Kiev mostrar uma posição construtiva". A fala, citada pela agência de notícias RIA, ecoa declarações de outras autoridades russas nas últimas semanas, segundo as quais o diálogo está travado por falta de vontade da Ucrânia.
No domingo (22), o líder da delegação de negociadores da Rússia também afirmou que Moscou está pronta para retomar as tratativas e atribuiu a suspensão a Kiev. Na véspera, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, disse que a guerra só pode ser encerrada por meios diplomáticos.
Houve várias reuniões entre negociadores de ambos os países, incluindo encontros na Bielorrússia e na Turquia, mas com exceção de avanços pontuais, como a criação de corredores humanitários para a retirada de civis de áreas em conflito, os encontros não geraram resultados concretos.