Suécia aponta benefícios de adesão à Otan em relatório

Parceria entre Suécia e Otan intensificou a troca de informações e a coordenação de atividades estratégicas ligadas à guerra na Ucrânia

Por

Sweden's Minister of Defense Peter Hultqvist (5thL) and Sweden's Minister of Foreign Affairs Ann Linde (6thL) present a security policy analysis during a press conference in Stockholm, Sweden, on May 13, 2022. - Swedish membership in NATO would reduce the risk of conflict in northern Europe, a security policy review by parties in Sweden's parliament said on May 13, 2022, with the government expected to decide on whether to apply in the next few days. (Photo by TT NEWS AGENCY / AFP) / Sweden OUT
O Ministério das Relações Exteriores da Suécia afirmou, em documento no qual aponta os benefícios da entrada do país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que o "novo ambiente de segurança exige que se assuma a melhor forma de garantir a segurança da Suécia".
"A cooperação com a Otan é fundamental para desenvolver as capacidades das Forças Armadas suecas, tanto para a defesa nacional como para operações em país e além", diz o texto. "Os exercícios da Otan realizados na Europa contribuem para a estabilidade, e a participação da Suécia nessas atividades envia um importante sinal de política de segurança", completa.
O documento destaca que, em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, a parceria entre a Suécia e a Otan intensificou a troca de informações e a coordenação de atividades estratégicas ligadas à atual crise. "À luz da grave situação de segurança, a capacidade de defesa da Suécia está sendo fortalecida, e suas parcerias de defesa e segurança foram aprofundadas", diz.
No entanto, o Ministério ressalta que, dentro do enquadramento de cooperação atual, não há garantia de que a Suécia seria ajudada se fosse alvo de uma ameaça ou ataque sério. "