Suíça encontra 500 kg de cocaína enviada do Brasil em entrega de café para Nespresso

Cocaína apreendida tem 80% de pureza e estava em um dos cinco contêineres enviados para a entrega

Por

This handout photograph released by the Swiss Police of the Canton of Fribourg, western Switzerland on May 5, 2022, shows one of the five containers of a shipment of coffee beans delivered to a Nespresso plant in which more than 500 kilogrammes of cocaine was found, in Romont. - Swiss police said that more than 500 kilogrammes of cocaine had been found in a shipment of coffee beans delivered to a Nespresso plant. Workers at the plant in Romont, in the western Swiss canton of Fribourg, had alerted authorities on May 2, 2022 to a mysterious white powder found in sacks of coffee beans, regional police said in a statement. Staff at the coffee capsule maker, owned by Swiss food giant Nestle, "found an undetermined white substance when they unloaded the freshly delivered sacks of coffee beans," Fribourg police said. (Photo by Handout/Police cantonale Fribourg/AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / POLICE CANTONALE FRIBOURG" - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS
Mais de 500 quilos de cocaína, estimados em mais de US$ 50,6 milhões (R$ 258 milhões), foram encontrados em um contêiner para a entrega de sacos de café a uma fábrica da Nespresso, de propriedade da Nestlé, na cidade de Romont, no oeste da Suíça, informou a polícia nesta quinta-feira (5).
Os agentes de segurança foram acionados pela empresa na noite de segunda (2), depois de funcionários se depararem com uma substância branca indefinida enquanto descarregavam sacos de grãos de café que haviam acabado de chegar do Brasil, afirmou a polícia em um comunicado.
Análises mostraram que se tratava de cocaína. "A substância em questão não teve contato com nenhum dos nossos produtos ou com equipamentos de produção utilizados para fazer os nossos produtos", disse a Nespresso em uma nota enviada por e-mail. "Enquanto a investigação estiver acontecendo não poderemos compartilhar mais detalhes. Queremos reforçar aos nossos clientes que todos os nossos produtos são seguros para consumo", escreveu a companhia, que produz cápsulas de café.
As autoridades acrescentaram que a cocaína apreendida tem 80% de pureza e estava em um dos cinco contêineres enviados para a entrega. A polícia ainda montou um perímetro de segurança em torno da fábrica durante a operação, que contou com um contingente de funcionários alfandegários. "Toda a droga estava destinada ao mercado europeu", concluiu a polícia suíça.