Explosão em hotel no centro de Havana deixa ao menos 8 mortos

Presidência de Cuba descartou ação terrorista e afirma que tudo indica que tragédia está ligada a vazamento de gás

Por

Rescuers work after an explosion in the Saratoga Hotel in Havana, on May 6, 2022. - A powerful explosion Friday destroyed part of a hotel under repair in central Havana, AFP witnessed, with no casualties immediately reported. (Photo by ADALBERTO ROQUE / AFP) Caption
Uma grande explosão no Hotel Saratoga, no centro de Havana, capital de Cuba, nesta sexta-feira (6), deixou ao menos oito mortos, mais de 30 feridos e 13 desaparecidos, informaram as autoridades do país, enquanto uma investigação preliminar sobre as causas aponta para um vazamento de gás.
A explosão, registrada por volta do meio-dia, destruiu parcialmente o luxuoso hotel no centro de Havana. O prédio de estilo neoclássico foi construído em 1880 para abrigar armazéns e, em 1933, passou a ser uma hospedaria. Gerido pelo Hotel Saratoga SA Mixed Company, o local foi reinaugurado como um hotel boutique com 96 quartos, além de bares, restaurantes e uma piscina com vista panorâmica. Beyónce, Madonna e a banda Rolling Stones são alguns dos famosos que se hospedaram no local nos últimos anos.
Ainda não se sabe o que causou a tragédia, mas o gabinete do presidente Miguel Díaz-Canel afirma que as investigações iniciais indicam que houve vazamento de gás. Fontes informaram que uma empresa de gás fazia serviços de manutenção no hotel antes da explosão.
Díaz-Canel esteve no início da tarde no local para acompanhar o trabalho de resgate das vítimas. "Não foi uma bomba nem um atentado, mas simplesmente um lamentável acidente”, assegurou ele em um tweet.
Ele também visitou hospitais, como o Calixto García e o Hermanos Ameijeras, para ter inforções sobre o estado de saúde dos internados.