Lavrov acusa judeus de antissemitismo; Israel diz que comentário é 'ultrajante'

Questionado sobre as alegações da Rússia de que invadiu o país vizinho para "desnazificar" o território, Lavrov disse que a Ucrânia ainda pode ter elementos nazistas, mesmo que algumas figuras, incluindo Zelensky, sejam judeus

Por Agência Estado

(COMBO) This combination of file pictures created on May 2, 2022 shows Russian Foreign Minister Sergei Lavrov attending a press conference in Moscow on April 27, 2022 and Israeli Foreign Minister Yair Lapid addressing a press conference in the Western Moroccan city of Casablanca, on August 12, 2021. - Lapid on May 2, 2022 slammed his Russian counterpart Sergei Lavrov for alleging Adolf Hitler may have "had Jewish blood" and summoned Moscow's ambassador for "clarifications". (Photo by Yuri KOCHETKOV / various sources / AFP)
Israel condenou os comentários do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, comparando o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que é judeu, a Hitler e acusando os judeus de antissemitismo. O ministro das Relações Exteriores de israelense, Yair Lapid, chamou as declarações de Lavrov de "um terrível erro histórico" e informou que convocou o embaixador da Rússia para consultas, de quem exigiria um pedido de desculpas.
Questionado neste domingo (1º) pelo canal italiano Rete 4 sobre as alegações da Rússia de que invadiu o país vizinho para "desnazificar" o território, Lavrov disse que a Ucrânia ainda pode ter elementos nazistas, mesmo que algumas figuras, incluindo Zelensky, sejam judeus. "Há muito tempo ouvimos o sábio povo judeu dizer que os maiores antissemitas são os próprios judeu", disse.
No Twitter, Lapid chamou os comentários de "ultrajantes". " Os judeus não se mataram no Holocausto. O nível mais baixo de racismo contra os judeus é acusar os próprios judeus de antissemitismo", escreveu.
O incidente ameaça deteriorar as relações entre os dois países em um momento em que Israel procura preservar os laços com Moscou apesar de invasão da Ucrânia, chamando a cooperação crucial para os objetivos de segurança nacional na Síria. Fonte: Dow Jones Newswires.