Banco de desenvolvimento europeu suspende financiamentos em Rússia e Bielorrússia

Segundo o EBRD, o acesso dos dois países a recursos do Banco será imediatamente suspenso, com possibilidade de cancelamento de iniciativas já existentes

Por Agência Estado

Uma foto tirada em 21 de março de 2022 mostra uma visão dos danos no shopping Retroville, um dia depois de ter sido bombardeado por forças russas em um bairro residencial no noroeste da capital ucraniana, Kiev. - Pelo menos seis pessoas foram mortas no bombardeio. Seis corpos foram colocados em frente ao shopping, segundo um jornalista da AFP. O prédio foi atingido por uma forte explosão que pulverizou veículos em seu estacionamento e deixou uma cratera de vários metros de largura.
O Conselho do Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento (EBRD, na sigla em inglês) aprovou a suspensão de projetos de financiamento na Rússia e em Bielorrússia, informou a instituição em comunicado nesta segunda-feira (4). A medida é uma resposta à guerra decorrente da invasão russa da Ucrânia.
Segundo o EBRD, o acesso dos dois países a recursos do Banco será imediatamente suspenso, com possibilidade de cancelamento de iniciativas já existentes.
A entidade também revelou que seus escritórios em Moscou e em Bielorrússia serão fechados.
A presidente do EBRD, Odile Renaud-Basso, afirmou que a ofensiva militar russa, com apoio de Bielorrússia, requer uma condenação que vá além de palavras. "Também são necessárias ações para que os dois países não tenham dúvidas de que acreditamos ter minado os valores que são importantes para nós como instituição e para a comunidade internacional", disse.