Interpol aumenta controle de acesso da Rússia a dados em meio a guerra na Ucrânia

A medida foi tomada como resposta a uma ofensiva diplomática liderada pelo Reino Unido

Por

A Russian flag waves next to one of the Kremlin towers in downtown Moscow on February 26, 2022. - Ukrainian forces repulsed a Russian attack on Kyiv but "sabotage groups" infiltrated the capital, officials said Saturday as Ukraine reported 198 civilians killed in Russia's invasion so far. (Photo by Alexander NEMENOV / AFP)
Após pressões de aliados dos Estados Unidos, a Interpol aumentou o controle sobre o acesso das autoridades russas aos sistemas e banco de dados da entidade.
Segundo interlocutores, os mecanismos de supervisão voltados para os russos são centrados nos bancos de dados que contêm informações que podem ser usadas para fins políticos, entre eles o chamado sistema de difusão --que permite que um país-membro solicite informações a outro governo sobre indivíduos e fatos relacionados a crimes; também é a ferramenta pela qual a Interpol inclui um suspeito numa lista internacional de procurados.
Além da pressão diplomática, a guerra trouxe outros reflexos no trabalho da entidade. As autoridades ucranianas anunciaram a desconexão temporária do país dos sistemas da aliança, justamente por considerar que, no momento, não podiam mais garantir a segurança das informações sob responsabilidade da polícia do país.
O governo de Jair Bolsonaro (PL) --que visitou Vladimir Putin dias antes de o conflito estourar-- tem resistido à estratégia americana de promover o isolamento da Rússia em diferentes organismos internacionais. A visão brasileira é que a crise na Ucrânia deveria ser discutida principalmente nas Nações Unidas, no âmbito do Conselho de Segurança e da Assembleia-Geral --na qual duas resoluções condenando a ação russa já foram aprovadas, ambas com apoio brasileiro.
O receio de autoridades no governo é que a ofensiva diplomática contra Putin prejudique a cooperação em fóruns internacionais que normalmente não tratam de temas de paz e segurança internacional. Outro temor envolve possíveis impactos na economia, notadamente no comércio de fertilizantes.