Michel: UE está pronta para medidas adicionais contra o Kremlin, caso necessário

Segundo o presidente do Conselho Europeu, é importante ainda que sanções sejam articuladas com países terceiros, "queremos sensibilizar para que sigam a mesma abordagem", afirmou

Por Agência Estado

European Council President Charles Michel attends to the second day of a European Union (EU) summit at the EU Headquarters, in Brussels on March 25, 2022. (Photo by JOHN THYS / AFP)
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou nesta sexta-feira (25), que a União Europeia está pronta para, se necessário, tomar medidas adicionais contra o Kremlin por conta da invasão da Ucrânia. Em coletiva de imprensa após a reunião de dois dias do Conselho Europeu, o belga disse que o objetivo das medidas contra a Rússia, incluindo as sanções, é que sejam "dolorosas" para a economia do país. Segundo Michel, é importante ainda que sanções sejam articuladas com países terceiros, "queremos sensibilizar para que sigam a mesma abordagem", afirmou.
Sobre as medidas da UE, a presidente indicou o destino de 3,4 bilhões de euros para estados membros que estão recebendo refugiados ucranianos, além de 1 bilhão de euros do orçamento do bloco para ajuda militar na Ucrânia, além de recursos bilaterais que estão sendo fornecidos de forma independente.