Funcionários de Chernobyl são soltos por tropas russas após 23 dias, diz ONU

Durante esses 23 dias, eles foram os únicos responsáveis por operar o local, o que despertou preocupações da Agência Internacional de Energia Atômica

Por Folhapress

Termelétrica está ocupada pelo exército russo
A ONU informou que tropas russas soltaram neste domingo (20) a maior parte dos profissionais da equipe técnica de Chernobyl que estavam presos no complexo nuclear desde que a Rússia tomou as instalações, no dia 24 de fevereiro. Durante esses 23 dias, eles foram os únicos responsáveis por operar o local, o que despertou preocupações da Agência Internacional de Energia Atômica.
Na semana passada, a agência informou que havia 211 técnicos e guardas ucranianos no local, sem detalhar quantos profissionais eram de cada área. No comunicado desta segunda, porém, a ONU informou que a maioria dos guardas não foi solta pelos russos.
A equipe técnica de saída foi substituída por colegas ucranianos que, como eles, estão baseados na cidade vizinha de Slavutich. Ainda segundo o órgão, autoridades russas aceitaram um acordo sobre como organizar a escala dos funcionários.