UE detalha plano para reforçar segurança e defesa na próxima década

Bloco pretende estabelecer um conjunto de 5 mil soldados para responder a crises eventuais

Por

This photograph, taken on March 16, 2022 shows an empty flag pole in front of the Council of Europe, in Strasbourg, eastern France, after the russian flag has been removed. - Russia on March 16, 2022 ceased to be a member of the Council of Europe after over a quarter of a century of membership in the pan-European rights body, the council said in a statement. (Photo by PATRICK HERTZOG / AFP) Caption
A União Europeia (UE) informou em comunicado que o Conselho Europeu aprovou formalmente nesta segunda-feira (21), a chamada Bússola Estratégica, "num momento em que testemunhamos o retorno da guerra à Europa". Trata-se de um "ambicioso plano de ação" para reforçar a política de segurança e defesa do bloco até 2030, segundo comunicado.
A UE considera que o ambiente atual é "mais hostil" na segurança, o que exige mais disposição para agir e investimento para melhorar as capacidades de defesa do bloco. O instrumento prevê propostas concretas e factíveis, "com um cronograma de implementação muito preciso" nessa área, diz o texto.
O bloco pretende estabelecer um conjunto de 5 mil soldados para responder a crises eventuais, além de conduzir exercícios regulares em terra e ar, entre outros pontos.