Biden afirma que Rússia está isolada e culpa Putin por inflação

"Putin é uma grande razão para a inflação, e invasão da Ucrânia aumentou preços", disse Biden, especialmente mencionando a alta da gasolina

Por Agência Estado

PHILADELPHIA, PENNSYLVANIA - MARCH 11: U.S. President Joe Biden addresses the 2022 House Democratic Caucus Issues Conference March 11, 2022 in Philadelphia, Pennsylvania. President Biden will tour an elementary school in Philadelphia to mark the one-year anniversary of the American Rescue Plan. Alex Wong/Getty Images/AFP (Photo by ALEX WONG / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta sexta-feira (11) que o país e seus aliados aumentaram a pressão econômica contra o presidente Vladimir Putin e isolaram a Rússia internacionalmente. Em discurso em uma conferência de deputados democratas, o líder apontou que os "europeus têm vulnerabilidades diferentes das nossas", como no caso do petróleo, lembrando que a dependências das exportações russas são bem distintas nos dois casos. Segundo Biden, sua postura junto a tais líderes foi a de não exigir que fizessem os mesmos esforços que os EUA, mas que agissem dentro de suas capacidades.
Em virtude do um ano do American Rescue Plane, Biden celebrou os resultados dos investimentos. Segundo ele, foram gerados 4 milhões de empregos adicionais pelas medidas, e o desemprego 2 pontos porcentuais abaixo do que seria sem sua aplicação. De acordo com o presidente, o plano não causou inflação, e contribuiu com apenas 0,3 ponto porcentual para a alta dos preços.