Civis deixam cidades na Ucrânia durante cessar-fogo temporário

Novos corredores humanitários permitiram a retirada de civis das cidades de Sumi (nordeste) e Irpin (próxima a Kiev)

Por

A Ukrainian serviceman helps evacuees gathered under a destroyed bridge, as they flee the city of Irpin, northwest of Kyiv, on March 7, 2022. - Ukraine dismissed Moscow's offer to set up humanitarian corridors from several bombarded cities on March 7, 2022, after it emerged some routes would lead refugees into Russia or Belarus. The Russian proposal of safe passage from Kharkiv, Kyiv, Mariupol and Sumy had come after terrified Ukrainian civilians came under fire in previous ceasefire attempts. (Photo by Dimitar DILKOFF / AFP)
A Rússia abriu nesta terça-feira (8) novos corredores humanitários para retirada de civis na Ucrânia. Moradores de Sumi (nordeste) e Irpin (próxima a Kiev) conseguiram deixar as cidades, de acordo com autoridades ucranianas.
O acordo para cessar-fogo temporário entrou em vigor às 10h (4h em Brasília). Pouco depois, o governo ucraniano divulgou imagens de civis embarcando em um ônibus de comboio humanitário.
"Nós já começamos a retirada de civis de Sumi para Poltava [região central da Ucrânia]. Pedimos para que a Rússia aceite outros corredores humanitários na Ucrânia", disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitro Kuleba, em uma rede social.
Além de Sumi, foram planejados corredores humanitários na capital Kiev e outras três cidades ucranianas: Tcherhihiv, Kharkiv e Mariupol, segundo a agência de notícias Interfax.
A operação para a retirada dos moradores foi acordada nesta segunda (7), durante a terceira rodada de negociações sobre o conflito. Antes, a organização de corredores humanitários em cidades ucranianas, acordada na segunda reunião de negociações, fracassou devido à continuação dos ataques.
Também nesta segunda (7), proposta feita por Moscou para retirada de civis foi rechaçada por Kiev. No modelo proposto, seis rotas seriam estabelecidas e, em algumas delas, o destino dos civis seriam cidades russas e belarussas. Kiev descreveu o plano como inaceitável e imoral.
"Vamos tentar de novo", escreveu Mikhailo Podolak, chefe de gabinete do presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, nas redes sociais. Segundo ele, o acordo para o corredor humanitário de Sumi nesta terça foi aceito pelas duas partes.
Segundo a vice-primeira-ministra ucraniana Irina Vereshchuk, o Ministério da Defesa da Rússia se comprometeu, em uma carta enviada à Cruz Vermelha, a respeitar o corredor nesta terça. A trégua deveria acontecer das 9h às 21h locais (4h às 16h de Brasília).
Ela alertou, entretanto, para o risco de ataques mesmo com a entrada dos corredores em vigor. "Temos informações de que o lado russo planeja perturbar este corredor e que há manipulações para obrigar as pessoas a seguir outro itinerário que não está coordenado [com os ucranianos] e é perigoso", disse.
Antes da abertura dos corredores humanitários, ao menos 21 pessoas -incluindo duas crianças- morreram durante bombardeio em Sumi. A cidade, localizada a 350 km ao leste de Kiev, tem sido palco de combates violentos há vários dias.
"Aviões inimigos atacaram de maneira insidiosa edifícios residenciais", disse o serviços de emergência ucraniano. Os socorristas conseguiram resgatar ao menos uma mulher que estava presa sob os escombros.