Coreia do Norte testa míssil de alcance mais longo desde 2017

O teste é a sétima rodada de lançamentos do tipo feito pela Coreia do Norte neste mês

Por

People watch a television screen showing a news broadcast with file footage of a North Korean missile test, at a railway station in Seoul on January 30, 2022, after North Korea fired a "suspected ballistic missile" in the country's seventh weapons test this month according to the South's military. (Photo by Jung Yeon-je / AFP)
A Coreia do Norte disparou neste domingo (30), o que parece ser o míssil mais poderoso que o país testou desde a posse do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em momento de impasse diplomático com Washington e Coreia do Sul. Os detalhes sugerem que o teste é o de míssil balístico de alcance mais longo desde 2017 dos norte-coreanos.
As Forças Armadas do Japão e de Seul afirmaram que o míssil foi lançado em uma trajetória elevada, aparentemente para evitar atrapalhar o espaço aéreo de seus vizinhos. E que alcançou uma altitude máxima de 2 mil quilômetros, viajando 800 quilômetros antes de cair no mar.
O teste é a sétima rodada de lançamentos do tipo pelo país neste mês. O ritmo pouco usual indica que Pyongyang quer pressionar Biden para avançar nas negociações nucleares.