Padres da Igreja Católica na França abusaram de ao menos 200 mil crianças em 70 anos

A comissão concluiu que as vítimas devem ser indenizadas, o que apesar de não suficiente para enfrentar o trauma, completa o processo de reconhecimento de culpa

Por

Igreja mostrou "indiferença cruel durante anos", disse Jean-Marc Sauvé
Membros da Igreja Católica francesa abusaram sexualmente de mais de 200 mil crianças e adolescentes nos últimos 70 anos, afirma o relatório de uma abrangente investigação divulgado nesta terça-feira (5).
Segundo o chefe da comissão independente responsável pelo levantamento, Jean-Marc Sauvé, a igreja mostrou "indiferença profunda, total e até cruel durante anos", escolhendo fechar os olhos para as denúncias e proteger a si própria em vez de defender as vítimas do abuso sistêmico.
No domingo (3), Sauvé, um católico praticante de 72 anos,

Vítima de abuso diz que igreja 'traiu crianças'

Para François Devaux, vítima de abuso na igreja e fundador da associação La Parole Libérée (a palavra liberada), que reúne outras pessoas com histórias semelhantes, o trabalho da comissão finalmente trouxe reconhecimento institucional da responsabilidade da igreja.
"Vocês são uma vergonha para a nossa humanidade", disse Devaux aos representantes católicos durante o evento de apresentação do relatório. "Neste inferno, houve abomináveis crimes em massa, mas houve algo ainda pior: traição da confiança, traição da moral, traição das crianças."
O relatório com mais de 2.000 páginas será analisado pelo Vaticano. O Papa Francisco expressou, nesta terça (5), grande pesar pelas vítimas de abusos cometidos pelo clero francês. O líder da Igreja Católica já abordou o tema em conferências com bispos do país no mês passado e deve se reunir com o premiê Jean Castex em uma audiência privada em duas semanas.