Nova Zelândia suspende tratado de extradição com Hong Kong

Decisão segue a já tomada por por Reino Unido, Austrália e Canadá neste mês

Por

Nova lei de segurança nacional de Hong Kong entrou em vigor em 30 de junho
A Nova Zelândia suspendeu o tratado de extradição que mantinha com Hong Kong por causa da nova lei de segurança nacional aprovada pela China em junho. A medida segue o que já foi feito por Reino Unido,
A China é o maior parceiro comercial da Nova Zelândia, com movimentações anuais de R$ 109 bilhões (US$ 21 bilhões) entre as duas nações.

Conselho Europeu revela "grave preocupação" com legislação de segurança nacional


O Conselho Europeu afirmou, nesta terça-feira, que "adotou conclusões" nas quais demonstra "grave preocupação com a legislação de segurança nacional para Hong Kong", adotada pelo Congresso da China em 30 de junho. A União Europeia (UE) reafirma seu apoio ao "alto grau de autonomia de Hong Kong" sob o princípio "um País, dois sistemas" e sua solidariedade ao povo de Hong Kong, enquanto também fala em um "pacote de resposta coordenado de medidas em vários campos".
As medidas, incluem, de acordo com a nota divulgada, mudanças em questões como asilo, imigração, vistos e políticas de residência; exportações de equipamento específico e tecnologias sensíveis para usos em Hong Kong; bolsas e intercâmbios acadêmicos envolvendo estudantes e universidades do território; apoio à sociedade civil, e revisão de acordos de extradição e outros pactos relevantes com Hong Kong. "Por fim, as conclusões pedem a revisão da implementação da lei de segurança nacional e do impacto do pacote de respostas da UE antes do fim do ano", afirma o comunicado do bloco.