Aumento de casos de Covid sugere reforço nos cuidados individuais

Uso de máscaras, ventilação de ambientes e a vacinação em dia impactam diretamente na prevenção ao coronavírus e também outras infecções respiratórias

Por

Falta de cuidados em atividades cotidianas está entre as principais causas de transmissão da doença
O número de casos da Covid-19 voltou a subir na comunidade em geral e entre profissionais da saúde. Para reverter o quadro, a diretora-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, professora Nadine Clausell, sugere a adoção medidas de proteção simples e acessíveis a todos.
"As vacinas estão disponíveis e é fundamental fazer todas as doses recomendadas. Manter a ventilação dos ambientes e utilizar máscaras quando em locais fechados também são atitudes que ajudam muito a evitar a transmissão", explica a professora Nadine.
Dados do Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA ilustram o aumento de casos. Até o início de abril, eram atendidos em média 10 a 20 profissionais semanalmente, enquanto na última semana foram identificadas 131 infecções pelo coronavírus. Como o Clínicas mantém o protocolo de afastamento de profissionais para testagem preventivamente ao primeiro sintoma e o uso obrigatório de máscaras dentro da instituição, entende-se que a maioria dos casos tem origem comunitária, ou seja, em atividades cotidianas.
No âmbito assistencial, em abril, a média de internações Covid estava em seis leitos. Agora já oscila entre 10 a 12, capacidade máxima instalada no Clínicas no momento. Na Emergência, o cenário se repete, recebendo cerca de quatro pacientes Covid a cada dia, contra a média de dois a três em abril.
O aumento da demanda acaba impactando o sistema de saúde, que já está pressionado para dar conta das demais doenças inverno e todas as consultas e procedimentos que foram postergados pela pandemia.