Ciclone coloca RS em alerta; confira o que fecha mais cedo

Rajadas de vento podem atingir de 90 a 110km/h, segundo a Defesa Civil do RS

Por Maria Eduarda Welter

Área atingida pelo ciclone Yakecan entre esta terça (17) e quarta-feira (18)
Atualizada às 18h30min
O ao menos 17 cidades gaúchas nesta terça e quarta-feira. Municípios que já anunciaram a suspensão são: Porto Alegre, São Leopoldo, Canoas Guaíba, Rio Grande, São José do Norte, Mostardas, Pelotas, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Capão do Leão, Jaguarão, Pedro Osório, Piratini, Pinheiro Machado, Turuçu e Eldorado do Sul. 
No ensino superior, universidades públicas e privadas também anunciaram a suspensão temporária das atividades presenciais. São elas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Unisinos e Ulbra - as três últimas decidiram adotar regime remoto neste período. 
As aulas da rede de ensino Sesc e Senac-RS - infantil, fundamental, médio, EJA, superior, pós-graduação e cursos livres - estão suspensas nesta terça em cidades que anunciaram a suspensão da rede municipal. 
As escolas particulares são orientadas pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS) a suspenderem atividades presenciais no turno da tarde e da noite desta terça em regiões de alto risco.
Até mesmo a rede de supermercados Zaffari encerram suas suas atividades mais cedo no Estado. As lojas Zaffari e Bourbon encerram as atividades às 20h desta terça.
Os shoppings adotaram estratégias diferentes entre si: o Iguatemi, o BarraShoppingSul, o Praia de Belas e o João Pessoa fecharam às 18h desta terça e retomam o atendimento nesta quarta normalmente; os shoppings da rede Bourbon, e os shoppings Porto Alegre CenterLar e Moinhos Shopping encerram o atendimento às 20h.