Porto Alegre terá Plano de Ação Climática para reduzir emissões de carbono

Em missão na Escandinávia, Melo anunciou edital para contratação de empresa responsável pelo projeto

Por

No Congresso Mundial do ICLEI (Governos Locais para a Sustentabilidade), na Suécia, o prefeito Sebastião Melo anunciou edital para contratação de consultoria que desenvolverá o Plano de Ação Climática de Porto Alegre.
A prefeitura de Porto Alegre lançará edital para contratação de empresa para elaborar o Plano de Ação Climática da Capital, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030 e zerá-las até 2050. A iniciativa foi anunciada pelo prefeito Sebastião Melo nesta quinta-feira (12), durante sua participação no Congresso Mundial do Iclei (Governos Locais para a Sustentabilidade), promovido na Suécia. O chefe do Executivo e comitiva estão desde o início da semana em Melo participa do Congresso Mundial do Iclei (Governos Locais para a Sustentabilidade), na Suécia. Fotos: Luiz Otávio Prates/PMPA/Divulgação/JC
A empresa a ser contratada irá se basear no levantamento do Inventário de Gases de Efeito Estufa, produzido ano passado, que apontou que 67% das emissões são do setor de transportes. Em seguida estão a energia estacionária (consumo diário dos cidadãos) com 22% e setor de resíduos, somando 9% das emissões. “A partir deste diagnóstico, vamos planejar ações alinhadas a uma visão de futuro de Porto Alegre ser uma cidade carbono neutro, resiliente, sustentável e inclusiva até 2050”, disse o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, que integra a missão oficial na Suécia.
A diretora de Políticas e Projetos de Sustentabilidade da Smamus, Rovana Reale Bortolini, explica que, inicialmente, será elaborado o Estudo de Riscos e Vulnerabilidades, com identificação, mapeamento, quantificação e análise dos riscos climáticos atuais e futuros, além dos impactos para os moradores e capacidade já existente para enfrentar esses desafios. A partir dos resultados deste estudo, será construído o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas.
“O plano deverá estabelecer medidas e definir metas e indicadores aplicáveis ao monitoramento de sua implementação e de resultados alcançados. O plano busca a neutralidade de carbono a partir da mitigação das emissões de gases do efeitos estufa e adaptação aos efeitos da mudança do clima em um processo participativo com diversas partes interessadas”, destacou a diretora.