Porto Alegre assina compromisso mundial em defesa do clima

Compromisso de Malmö reúne mais de 2,5 mil governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável

Por

Capital irá incentivar práticas sustentáveis e a formulação de políticas para enfrentar a grave crise climática
Porto Alegre passa a integrar o grupo de cidades espalhadas por todos os continentes que se comprometem a incentivar práticas sustentáveis, inovação, participação e inclusão na formulação de políticas para enfrentar a grave crise climática. Trata-se do Compromisso de Malmö, um acordo criado pelo Iclei (Governos Locais para a Sustentabilidade), uma rede global de mais de 2,5 mil governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável.
Ativo em mais de 125 países, é um instrumento de divulgação e fortalecimento de políticas de sustentabilidade. O principal foco do documento é incorporar a equidade social no centro das iniciativas sustentáveis. A adesão foi formalizada nesta quarta-feira (11), durante a participação do prefeito Sebastião Melo e do secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, no Congresso Mundial do Iclei, na cidade sueca. Gestores municipais de diferentes continentes foram recebidos pela prefeita de Malmö, Katrin Stjernfeldt Jammeh.
 “Os desafios climáticos são graves e reais no mundo todo. Aderir ao compromisso significa que faremos parte efetiva de uma grande rede que dará instrumentos para desenvolvermos projetos sustentáveis e avançar de fato em Porto Alegre”, afirma o prefeito da capital gaúcha, que está em licitação de contratação de projetos para a Operação Urbana Consorciada na avenida Ipiranga. Com o instrumento urbanístico, será possível construir um parque linear e despoluir o arroio Dilúvio.