Estudantes da UERGS denunciam falta de condições para retorno presencial em Porto Alegre

Alunos da universidade levaram o caso para a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) na semana passada

Por

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa ouviu os estudantes da UERGS na manhã desta terça-feira (10/05), por solicitação da deputada estadual Luciana Genro (PSOL).
A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) ouviu, na manhã desta terça-feira (10), estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) que denunciam a falta de condições para o retorno às aulas presenciais no campus central de Porto Alegre.
Os alunos da Universidade levaram o caso para a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) na semana passada. A deputada solicitou à Comissão de Educação que realize uma visita ao local para conferir as condições do campus e envie um ofício ao governo para cobrar investimentos e condições de retorno presencial às aulas na UERGS. 
"Estamos diante de um governo que não valorizou a educação e muito menos a UERGS, então a gente precisa desta pressão e organização do Parlamento e dos estudantes para mostrar esse descontentamento e essa falta de atenção que a universidade está recebendo por parte do Executivo, que é quem detém a caneta e as verbas," destacou Luciana.

Campus sem condições de uso

Recentemente, os estudantes compartilharam fotos nas redes sociais que mostram salas de aula em condições impróprias para uso no campus central, com cadeiras e mesas empilhadas umas sobre as outras. Os universitários relatam que a transferência do campus da UERGS para as dependências da antiga Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC) não resolveu os problemas estruturais da universidade.
Ederson Ferreira, representante do Conselho Discente Universitário, lembrou que a Universidade tem um papel fundamental no desenvolvimento do RS e que, infelizmente, a instituição conta com o menor orçamento enquanto universidade pública do Brasil.
Conforme informações da Universidade, atualmente a instituição conta com cerca de 5 mil alunos na Graduação, mil na Pós-Graduação, 270 docentes e 190 técnicos e de apoio administrativo.