Cursos populares abrem as portas de universidades para alunos de baixa renda

Buscando dar apoio aos alunos de baixa renda, principalmente os de escolas públicas, cursos preparatórios grátis estão presentes em todo o Brasil

Por

Farol Cursinho Popular, de Cachoeirinha, está com matrículas abertas para curso pré-vestibular presencial e EAD
O ingresso no Ensino Superior é o sonho de muitos jovens e adultos, principalmente daqueles que enxergam o diploma universitário como um vetor de mudança social. É fato que essa formação faz diferença na formação profissional e é um fator competitivo para ingresso no mercado de trabalho. Mas o caminho para entrar na universidade não é o mesmo para aqueles que têm condições financeiras para pagar um curso privado que prepara para o Enem e os vestibulares, e estudantes de baixa renda que não têm acesso a essa alternativa.
Buscando dar apoio aos alunos de baixa renda, principalmente os de escolas públicas, cursos preparatórios grátis estão presentes em todo o Brasil. Muitas vezes os cursinhos são oferecidos pelas próprias universidades - como o Curso Pré-Vestibular Popular Liberato (CPVPL), projeto do programa de extensão Por Dentro da Ufrgs - ou por iniciativas de comunidades locais.
O Farol Cursinho Popular é um exemplo de iniciativa que tem ajudado a abrir as portas da universidade para esse público. O curso tem turmas presenciais em Cachoeirinha e Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, além de uma turma EAD aberta para alunos de todo o Brasil.
Com uma equipe composta por professores, coordenadores e colaboradores voluntários, o Farol proporciona aos estudantes a oportunidade de acesso a um ensino qualificado e oferta todas as disciplinas que os cursos pré-vestibular privados oferecem. As aulas das turmas presenciais e EAD iniciaram em março de 2022, mas as inscrições para o cadastro reserva ficam abertas, e o formulário está disponível nas redes sociais do projeto.