Delegado Fábio Motta Lopes é o novo chefe da Polícia Civil do Estado

Novo comandante da corporação substitui a delegada Nadine Anflor

Por

Novo chefe de Polícia, delegado Lopes (e), e subchefe, delegado Urach (d), foram anunciados pelo secretário da Segurança, coronel Vanius Santarosa
O delegado Fábio Motta Lopes, até então subchefe da Polícia Civil gaúcha, foi anunciado como novo chefe da corporação. Sua oficialização no cargo ocorreu nesta terça-feira (5), em substituição à delegada Nadine Anflor, que se desligou do comando na sexta-feira (1º).
Lopes e o novo subchefe, delegado Vladimir Peukert Urach, foram confirmados pelo secretário estadual da Segurança Pública, coronel Vanius Cesar Santarosa, que assumiu a pasta no lugar do governador Ranolfo Vieira Júnior.
Na apresentação oficial da nova chefia, o secretário destacou a atuação de Lopes no primeiro escalão da Polícia Civil. “O delegado já está familiarizado com a forma de trabalho que vinha sendo desenvolvido na Secretaria da Segurança Pública e na Polícia Civil, tem todas as ferramentas e qualidades necessárias para a continuidade dos excelentes resultados que a Polícia Civil vem entregando para a sociedade gaúcha”, exaltou Santarosa.
O novo chefe da Polícia destacou que seguirá o legado de Nadine, primeira mulher a ocupar o posto, com foco na repressão qualificada à criminalidade.
“É uma honra e um desafio ocupar o posto deixado pela delegada Nadine. Já conhecemos bem as diretrizes do programa RS Seguro, que tem trazido bons resultados para o Estado. Nossa atuação irá focar na repressão às estruturas do crime, principalmente no combate à lavagem de dinheiro, para descapitalizar as organizações criminosas. Na mesma medida, vamos trabalhar para melhorar cada vez mais o atendimento ao cidadão, que é essencial para mantermos a relação de confiança com a sociedade”, disse.
Lopes tem 46 anos e é delegado da mais alta classe da Polícia Civil, com 23 anos de experiência na instituição. Também é professor de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e docente da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Iniciou sua carreira como titular da 2ª Delegacia de Polícia de Uruguaiana (1999-2000). Em Porto Alegre, trabalhou na Área Judiciária (hoje 2ª DPPA) e diferentes delegacias. No Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), foi titular da Delegacia de Polícia de Furto e Roubo de Veículos (2002-2003), da Delegacia de Capturas (2003-2004). Ex-titular da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão (2004-2005), também dirigiu o Departamento de Polícia Metropolitana (2017-2018) e foi subchefe de Polícia (2019-2022).
Já o subchefe Urach tem 50 anos e também é delegado da mais alta classe da Polícia Civil, com 29 anos de experiência. Graduado em Direito, ingressou na Polícia Civil em 1993, como agente de polícia. Como delegado, iniciou a carreira em 1999, passando por lotações em delegacias das regiões de Lajeado, Porto Alegre e Santa Maria. Em 2013, assumiu a 29ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (29ª DPRI), em Camaquã e, desde 2019 atuava como diretor do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).