Coronel Vanius Santarosa assume SSP no lugar de Ranolfo, agora governador do RS

Governador disse que escolhas buscam dar continuidade ao trabalho desenvolvido no RS Seguro

Por

Santarosa (e) disse que trabalho é buscar resultados cada vez melhores
O coronel da reserva da Brigada Militar Vanius Cesar Santarosa é o novo secretário da Segurança Pública gaúcha. Até março, Santarosa ocupou o cargo de comandante-geral da Brigada. O delegado de polícia Heraldo Chaves Guerreiro será o secretário adjunto. O anúncio foi feito neste domingo (3) pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, em coletiva de imprensa no Palácio Piratini.
Até a renúncia de Eduardo Leite, na quarta-feira passada, Ranolfo acumulava o comando da SSP com o cargo de vice-governador. Ele destacou que as escolhas buscam dar continuidade ao trabalho desenvolvido com o programa RS Seguro, por meio do qual o Estado alcançou as maiores reduções de criminalidade da década.
"A experiência, o currículo e a qualidade dos serviços prestados pelos dois foram os qualitativos que usamos para a escolha. O anúncio desses nomes dialoga diretamente com a continuidade do trabalho que vínhamos fazendo na segurança pública por meio do programa RS Seguro, que o coronel Santarosa conhece muito bem. Uma das premissas do programa é justamente a integração e, seguindo esse conceito, teremos um oficial da Brigada Militar e um delegado da Polícia Civil no comando da secretaria", explicou Ranolfo.
Santarosa agradeceu pela confiança e garantiu que o seu trabalho manterá as diretrizes observadas, buscando resultados cada vez melhores. "Nosso compromisso é dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido, observando sempre as três premissas do programa, que são a integração, a inteligência e o investimento qualificado", destacou.
Nesta segunda-feira (4), Ranolfo anuncia o novo secretariado.

Coronel Vanius Cesar Santarosa

Natural de Bento Gonçalves, é coronel da reserva da Brigada Militar (BM), tem 53 anos e ingressou na carreira em 1987. Com habilitação para 10 tipos de avião, seis tipos de helicóptero, 6 mil horas de voo, habilitação de piloto de linha aérea e especializações, atuou por 15 anos no Batalhão de Aviação. Em 2017 foi promovido a tenente-coronel, quando assumiu a chefia do Estado-Maior do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale dos Sinos. Em 2019, passou a chefe de Operações da BM, quando foi responsável pelo planejamento de policiamento da Copa América, em Porto Alegre. Concluiu em 2017 especialização em Políticas em Gestão de Segurança Pública.
Promovido a coronel, assumiu a direção do Departamento de Informática da BM e, em novembro de 2019, quando o coronel Rodrigo Mohr Picon chegou ao comando-geral, ocupou o posto de subcomandante-geral, no qual permaneceu até abril de 2021. No mês seguinte, assumiu o comandogeral, ficando até fevereiro de 2022, quando completou 35 anos de serviço ativo, limite para a passagem compulsória para a reserva.