Prefeitura aprova instalação de roda-gigante na Orla do Guaíba

Projeto prevê que a atração seja uma das mais tecnológicas do País, com painel circular de lâmpadas leds

Por JC

Projeto no Parque da Harmonia foi aprovado pelo prefeito Sebastião Melo na manhã de ontem
A Orla do Guaíba poderá ganhar uma roda-gigante de 66 metros de altura. O projeto de implementação foi aprovado na manhã desta quarta-feira (23) pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB). A atração será instalada no Parque da Harmonia, em um ponto com vista para o pôr do sol.
O projeto prevê que a roda-gigante seja uma das mais tecnológicas do País, com um painel circular de lâmpadas leds, junto ao centro da estrutura. Esse equipamento será instalado em ambos os lados, o que permitirá sua visualização à noite. Além disso, a nova atração será a única roda-gigante do mundo estaiada - suspensa por cabos -, com apenas um tubo treliçado.
A empresa responsável pela obra será a GAM3 Parks, concessionária do Harmonia e do trecho 1 da orla. “Estamos felizes em colocar a primeira roda-gigante de Porto Alegre no Parque Harmonia, um dos espaços mais lindos da nossa Capital. No primeiro momento, junto com a Interpark, nossa parceira, realizamos os estudos para tratar da viabilidade do projeto. Depois, passamos à prefeitura a proposta. Agora, com o aval, teremos muito trabalho para detalhar todo o escopo de atuação. Em breve, vamos apresentar como será, início das obras, quando começam as operações, entre outros pontos”, afirma Carla Deboni, arquiteta e diretora administrativa da GAM3 Parks.
O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo ressaltou que a implantação da roda-gigante representa o momento de uma cidade que quer ser mais moderna, humanizada e que incentiva o cuidado com a zeladoria. "A qualificação da orla não é uma bandeira de um gestor, mas uma conquista que se tornou realidade porque todos acreditaram que a cidade precisava e merecia se reencontrar com o Guaíba", disse o prefeito.
Já o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, que é responsável pela análise do projeto, diz que “este é um projeto grandioso que, certamente, se tornará um cartão-postal da cidade. A parceria com a iniciativa privada é fundamental em todas as etapas do processo, do projeto à execução da obra”.