Farmácias gaúchas começam a aplicar vacina contra gripe H3N2

Imunizante H3N2 tetravalente já está disponível em unidades da Panvel e das Farmácias São João

Por

Minuto Varejo - farmácias - vacinas - medicamentos - Panvel - panvel clinic - remédios - loja da rua 24 de outubro - Porto Alegre
Atualizada às 14h35min - A vacina contra a gripe, eficaz para a variante H3N2, começa a ser aplicada por farmácias gaúchas nesta quinta-feira (10). As doses são vendidas. Mais à frente, haverá disponibilidade gratuita em postos, mas para grupos prioritários, como idosos e crianças.
O imunizante H3N2 tetravalente já está disponível em 17 unidades da Panvel localizadas em Porto Alegre. A farmácia do Grupo Dimed afirma que as doses serão aplicadas nas salas especiais do Panvel Clinic, específicas para vacinação, seguindo os protocolos estabelecidos pelas autoridades da saúde.
Em nota, a Panvel afirma que a vacina disponibilizada é eficaz contra quatro cepas do vírus influenza: H1N1 e H3N2, do tipo A, além de Victoria e Yamagata, do tipo B.
As doses, a R$ 88,90, estarão disponíveis em 78 unidades da Panvel, 50 delas em território gaúcho, e podem ser adquiridas pelo site, aplicativo, televendas - para aplicação nas unidades -, ou presencialmente.
A vacina da gripe tetravalente também já está disponível na Rede de Farmácias São João. O atendimento  está sendo feito por meio de agendamento, para evitar filas e aglomerações e oferecer a facilidade do horário estendido. O agendamento para a aplicação da vacina pode ser feito pelo site saojoaosaude.com.br. É preciso conferir no site a filial mais próxima com sala de serviços farmacêuticos e horário disponível. O valor do imunizante é de R$ 89,90.
“Diferente da vacina trivalente, oferecida pelo SUS, que protege contra três tipos de vírus que causam gripe, a tetravalente (ou também chamada de Quadrivalente) protege contra quatro tipos de vírus, sendo os três que estão contidos na vacina trivalente e mais uma cepa do subtipo B”, explica o gerente de Serviços Farmacêuticos da São João, Roberto Canquerini.
Neste ano, a vacina contempla também a variante H3N2 Darwin, já que desde o fim do ano passado o Brasil vive um surto de influenza. Em algumas cidades, já se fala em epidemia devido ao número de casos e mortes por complicações da doença.
“Ao nos vacinarmos, diminuímos muito a chance de sermos contaminados pelo vírus influenza, porque a vacina ensina ao nosso sistema imune como reconhecer o vírus e a ter uma resposta de defesa mais eficiente contra ele. Além disso, aquelas pessoas que se vacinaram e ainda assim se contaminaram com o vírus, têm uma chance muito menor de sofrer complicações da infecção, de serem internadas por isso, e de evoluírem para óbito” pontua o médico do Núcleo de Inovação em Serviços de Saúde da Rede de Farmácias São João, Jefferson Cunha.

Recomendação da vacina contra a gripe

A vacina da gripe é recomendada para todas as pessoas, especialmente adultos e idosos, sem limite de idade, gestantes e crianças a partir de 6 meses. A imunização poderá ser feita simultaneamente com a vacina da Covid-19, sem necessidade de intervalo de tempo entre uma e outra.
O único cuidado é para quem testou positivo para Covid-19 ou está com sintomas característicos. Nestes casos é necessário aguardar o completo restabelecimento da saúde e no mínimo quatro semanas (30 dias) após o início dos sintomas ou do primeiro resultado positivo para poder aplicar qualquer vacina.