Chuva e falta de energia geram trânsito em Porto Alegre nesta quinta-feira

Semáforos da capital estão desligados por falta de energia elétrica que afeta população desde domingo

Por

Energia - falta de luz - temporal - problemas em rede em Porto Alegre - equipes da CEEE Equatorial consertam rede - postes de luz - funcionários - concessionária - abastecimento
Além do tradicional congestionamento dos dias chuvosos, semáforos sem funcionamento devido à falta de energia elétrica prejudicaram motoristas e passageiros de Porto Alegre na manhã desta quinta-feira (10). A população da capital gaúcha e região metropolitana enfrenta problemas no fornecimento de luz desde o temporal de domingo (6), afetando 190 mil clientes da CEEE-D Grupo Equatorial.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registra semáforos desligados por falta de luz em dois pontos da avenida Bento Gonçalves, paralela à Luiz de Camões e Teixeira de Freitas. Também foram afetadas as sinaleiras da avenida Nonoai com a rua Dr. Ney Cabral, desde sexta-feira (4), da avenida Ipiranga com a Edvaldo Pereira Paiva, desta última com a Aureliano de Figueiredo Pinto, também.
O semáforo localizado na avenida Benjamin Constant com a rua Berlim está desativado devido ao furto de cabos elétricos e vandalismo, segundo a EPTC. A incidência desse tipo de crime aumentou na capital - de acordo com a prefeitura, o furto de cabos de semáforos aumentou 350% neste ano.
Além desses trechos, apresentaram congestionamento nesta manhã as avenidas Castelo Branco, Protásio Alves (até a Antônio de Carvalho), Bento Gonçalves (entre a Ufrgs e a Antônio de Carvalho), Plínio Brasil Milano (entre Obirici e III Perimetral), a Carlos Gomes e a Dom Pedro.
O congestionamento é acentuado em dias de chuva pois há maior busca por carros particulares ou aplicativos, em vez do transporte coletivo. A EPTC aconselha que, em dias como este, a população planeje e antecipe os deslocamentos para evitar atrasos.
Uma dica é consultar a função GPS no aplicativo do Cartão TRI para verificar a localização dos ônibus da capital em tempo real. Além disso, a EPTC ressalta que passageiros e motoristas observem e respeitem a sinalização para não comprometer a mobilidade ao realizar embarques e desembarques.

Falta de energia elétrica ainda afeta 45 mil consumidores na região metropolitana

A CEEE-D afirma que a energia elétrica foi reestabelecida para mais de 20 mil clientes ao longo de quarta-feira (9). A companhia registra cerca de 45 mil consumidores sem luz ainda nesta quinta.
A demora para normalizar o fornecimento de energia na região metropolitana entrevista ao Jornal do Comércio.
Segundo a CEEE-D, 170 equipes continuam trabalhando para restabelecer o fornecimento aos clientes.