Porto Alegre registra uma das maiores temperaturas de sua história

No domingo, os termômetros oficias marcaram 40,3ºC, mas a sensação térmica foi ainda maior

Por

Termômetros de rua da Capital marcaram 40 graus ontem e domingo
O domingo (16) entrou para a história climática da Capital gaúcha como um dos dias mais quentes já registrados na cidade, segundo a MetSul Meteorologia. O calor começou ainda na madrugada de sábado para domingo, que teve temperatura mínima de 26,8ºC. Durante a tarde, o calor permaneceu e a cidade atingiu 40,3ºC na sua estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia do bairro Jardim Botânico.
Quarta maior temperatura da história
Desde que a Capital passou a registrar oficialmente temperatura em 1910 somente houve três dias mais quentes que o último domingo. O dia mais quente já registrado na Capital foi 1º de janeiro de 1943, em que a temperatura em Porto Alegre atingiu 40,7ºC.
Previsão para os próximos dias
De acordo com as previsões, a tendência é de que o calor prevaleça em Porto Alegre, assim como as chuvas, que deixaram diversos consumidores sem energia elétrica. No domingo, rajadas de vento de até 70 km/h registradas no aeroporto acompanharam a chuva que foi torrencial em vários bairros. Houve queda de algumas árvores e postes.
A MetSul informa que o calorão prossegue durante a semana com máxima à tarde bastante altas durante a maioria dos dias e ainda sensação de enorme abafamento que vai trazer desconforto de dia e à noite. A maioria dos dias da semana deve ter máximas de 35ºC a 38ºC em Porto Alegre, com noites quentes e abafadas. A terça-feira (18), apesar de abafada, pode ter máximas um pouco menores.
Ainda de acordo com a MetSul, o ar quente e úmido favorecerá pancadas de chuva ao longo dos dias, irregulares e localizadas, acompanhadas de temporais com risco de vendavais localizados.