Número de mortes devido às chuvas em Minas Gerais passa de dez em 24 horas

Moradores temem o rompimento de barragens e bombeiros fazem alertas para pessoas em áreas de risco

Por

General view taken as the flood recedes in Brazilian municipality of Raposos, located in the state of Minas Gerais, on January 11, 2022, after extremely heavy rain has fallen in recent days in the southeastern part of the country. (Photo by Douglas MAGNO / AFP)
Em um dia, mais dez mortes foram registradas pela Defesa Civil de Minas Gerais em decorrência das chuvas que atingem o Estado. No total, 145 municípios estão em situação de emergência e 13,7 mil pessoas estão desalojadas. Moradores temem o rompimento de barragens e bombeiros fazem alertas para que pessoas em área de risco deixem suas casas.
Desde o início do período chuvoso, 19 pessoas, incluindo três crianças, foram vítimas fatais em deslizamentos e enchentes. Das 19 mortes, cinco foram contabilizadas na noite desta segunda-feira (10). Um carro, com três adultos e duas crianças, foi encontrado soterrado em Brumadinho, na região metropolitana.
O desabamento do muro de uma casa deixou uma criança de 10 anos soterrada, em São Gonçalo do Rio Abaixo. Em Ervália, um deslizamento atrás de um bar causou a morte de um jovem de 20 anos. Já em Caratinga, ao atravessar a ponte sobre o rio, um veículo foi arrastado. O motorista, de 41 anos, não resistiu. Na mesma cidade, foi registrada a morte de um homem de 28 anos vítima de um deslizamento de encosta.
Alertas sobre a possibilidade do rompimento de uma barragem tiraram famílias de suas casas em Pará de Minas, a 85 quilômetros de Belo Horizonte, e municípios próximos. Segundo a Defesa Civil, chuvas fortes podem ser registradas nas regiões Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Triângulo Mineiro. Na capital mineira e na Grande Belo Horizonte, a intensidade das chuvas deve ser menor nesta terça-feira em relação aos últimos dias.