Vacina contra a cepa H3N2 de Influenza chega em março, diz ministério

Rodrigo Cruz confirmou a circulação da variante e registros de casos de H3N2 em diversos estados

Por Agência Brasil

Porto Alegre, RS 08/06/2021 Nesta quarta-feira, 9, começa em todo Brasil a última etapa da campanha de vacinação contra gripe. Passam a ser contempladas pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, forças de salvamento e segurança, forças armadas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, além de adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece mais de 90 locais de vacinação (confira a lista no site), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. . Local: Centro de Saúde IAPI. Foto: Cristine Rochol/PMPA
As vacinas para a nova cepa do vírus influenza, denominada H3N2, deverão chegar ao País em março. A informação foi dada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante coletiva para anunciar a inclusão de crianças no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.
"Ainda não temos essas vacinas específicas. Elas só chegam no final do primeiro trimestre. A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica a cepa, e a vacina tem que ser produzida", justificou o titular da pasta.
Segundo ele, a equipe do Ministério da Saúde está acompanhando os casos para avaliar o impacto. O mesmo vale para casos de flurona, nome dado à infecção simultânea pelo novo Coronavírus e pela cepa H3N2.
Em sua conta na rede social Twitter, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, destacou a circulação da variante e confirmou que a pasta tem registrado casos de H3N2 em diversos estados.
"Por isso recomendamos que todos os cuidados relacionados à saúde sejam priorizados", disse Cruz. O uso de máscaras e a higienização das mãos ainda são sumariamente importantes", completou.