Incêndio destrói casas de dez famílias na Zona Sul de Porto Alegre

Ocorrência não deixou vítimas, mas moradores do beco na Cavalhada perderam tudo

Por Yasmim Girardi

Fogo destruiu seis casas em beco do Loteamento Cavalhada, na Capital
Os moradores do Beco da Vila Cai Cai, no bairro Cavalhada, começaram a sexta-feira perdendo todos os seus pertences em um incêndio. O fogo começou em torno das 10h20min e, às 10h50min, quando o Corpo de Bombeiros chegou, já tinha destruído seis casas de madeira nas proximidades da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada - Ascat. O incêndio não deixou nenhuma vítima, mas trouxe muita tristeza para as dez famílias que vivem no local.
Segundo o coordenador da Ascat, Alex Cardoso, a perda foi total. “Não deu para salvar nada. As pessoas mal conseguiram sair de casa. Todo mundo está bem, mas os bens materiais e as memórias se foram”, acrescenta. Ele afirma que as famílias já estão recebendo doações e estão mais tranquilas. “Mas fico pensando como vai ser à noite, quando eles lembrarem do que aconteceu”, acrescenta.
Procurada pelo Jornal do Comércio, a CEEE informou que foi chamada pra desligar a energia na rua Caracol do Campo, bairro Cavalhada, no fim da manhã. "Após atuação dos bombeiros, a energia foi restabelecida. Não temos quaisquer outras informações sobre a origem, causa ou mesmo localização exata do incêndio", disse a CEEE, em nota.
O Corpo de Bombeiros também foi procurado pela reportagem, mas não retornou o contato.
Os mais de 30 moradores ficarão abrigados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola até o final de semana, quando um novo local para abrigo será definido. “Agora queremos mobilizar recursos em dinheiro para comprar os materiais e refazer as casinhas, nem que sejam pequenas, de um ou dois quartos, para as pessoas voltarem e construírem suas vidas de novas”, aponta Cardoso. O coordenador afirma que os moradores não são funcionários fixos da Cooperativa, mas que costumam trabalhar lá de vez em quando.

Como ajudar?

Doações em dinheiro:
- Depósito na conta da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada - Ascat. Banco do Brasil. Agência: 2821-5. Conta corrente: 27980-3. CNPJ: 148.72.029/001-78;
- Transferência via PIX para a EMEF Neusa Goulart Brizola. Chave PIX: (51) 98432-5772;
- Contribuição na Vakinha Online www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-reconstrucao-de-casas-atingidas-por-incencio.
 
Doações de roupas, móveis, alimentos e eletrodomésticos:
- Entrega das doações na EMEF Neusa Goulart Brizola (Rua Monsenhor Ruben Neis, 430) no final de semana;
- Entrega das doações na sede da Ascat (Rua Monsenhor Ruben Neis, 730).